Aula Pública Opera Mundi: a integração na América do Sul está em risco?

No novo episódio da Aula Pública, Tatiana Berringer, professora da UFABC, discute qual o futuro da integração regional com o avanço de grupos conservadores

Redação

0

Todos os posts do autor

Opera Mundi TV

Na Aula Pública, Tatiana Berringer analisa a integração na América do Sul

No novo episódio da quarta temporada da Aula Pública, Tatiana Berringer, professora de relações internacionais da UFABC (Universidade Federal do ABC) e doutora em Ciência Política pela Unicamp, analisa as reconfigurações sociais e econômicas na América Latina com o avanço de grupos conservadores. Para a especialista, criar laços produtivos entre os países é um dos principais desafios da integração na região. No entanto, esses processos ainda dependem da orientação política dos governos eleitos de cada país.

"O objetivo da integração é aprofundar o desenvolvimento econômico, industrial e social a fim de garantir uma maior margem de manobra da região diante do sistema internacional e das grandes potências. No entanto, mesmo com 25 anos de Mercosul e 10 anos da Unasul, entramos em um momento de muita instabilidade na região, pois esses processos de integração dependeram de governos eleitos e da coordenação política dos movimentos progressistas. Com a eleição de Macri na Argentina, a crise na Venezuela e o afastamento de Dilma, há uma mudança nesse cenário", diz Tatiana Berringer.

Assista ao primeiro bloco da Aula Pública com Tatiana Berringer: a integração na América do Sul está em risco?


Na segunda parte da Aula Pública, Tatiana Berringer responde perguntas do público da UFABC, em São Bernardo do Campo

Comentários