O instituto de pesquisas peruano Imasen divulgou nesta terça-feira (02/05) um levantamento mostrando que, na opinião dos entrevistados, a imprensa do país dá mais apoio à candidata à Presidência pela coligação Força 2011, Keiko Fujimori, do que ao nacionalista Ollanta Humala, do Ganha Peru. O segundo turno do pleito, disputado pelos dois, será disputado no dia 5 de junho. O vencedor substituirá Alan García, que concluirá seu mandato de cinco anos em 28 de julho.
De acordo com os resultados da pesquisa, 48,3% consideram que os veículos de comunicação locais apoiam a candidatura de Keiko, enquanto apenas 18,1% acreditam que Humala é o mais respaldado.
Por outro lado, para 47,3% das pessoas consultadas, Humala é o “mais atacado” pela imprensa, contra 13,1% dos que acham que é a deputada filha do ex-presidente Alberto Fujimori.
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Segundo o sociólogo Santiago Alfaro, as mensagens enviadas pelos veículos são interpretadas pelas pessoas a partir dos critérios formados de acordo com seu nível socioeconômico e cultural, e que mais que impor seus pontos de vistas, a imprensa reforça opiniões já formadas.
“Há uma clara percepção de parcialidade dos meios de maneira geral. Os conteúdos deles que são favoráveis a Keiko não mudarão necessariamente a opinião dos que votarão em Humala, mas onde poderia ocorrer uma batalha é na classe média e alta de Lima, pois existe uma possibilidade de se conquistar votos”, defendeu o sociólogo.
A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 29 de abril com 2.008 pessoas. Sua margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos.
As últimas duas consultas de intenção de voto, divulgadas pela imprensa do Peru na última semana de abril, mostram que os candidatos estão tecnicamente empatados. Na sondagem realizada pela Companhia Peruana de Investigação de Mercado, Humala aparece com 40,6% da preferência, enquanto Keiko registra 36,8%.
Por sua vez, o levantamento promovido pela Datum Internacional traz o nacionalista com 41,5% das intenções, contra 40,3% obtidos pela conservadora.
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