Com muito pouco você
apoia a mídia independente
Opera Mundi
Opera Mundi APOIE
  • Política e Economia
  • Coronavírus
  • Diplomacia
  • Cultura
  • Análise
  • Opinião
  • Podcasts
Política e Economia

Autópsia comprova que Michael Brown foi executado com seis tiros, dois na cabeça

Encaminhar Enviar por e-mail

Apesar do toque de recolher, protestos continuam em Ferguson; governador do Missouri convocou Guarda Nacional para conter manifestações de cunho raciais

Redação

2014-08-18T17:45:00.000Z

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

A autópsia preliminar do cadáver do jovem negro Michael Brown, assassinado por um policial na cidade de Ferguson, revela que ele recebeu pelo menos seis disparos: dois na cabeça e quatro no braço direito. O toque de recolher decretado pelo governador Jay Nixon para tentar conter os protestos fracassou, pois as manifestações aumentaram a ponto de a Guarda Nacional ter que ser enviada à cidade.

A investigação foi realizada a pedido da família de Brown, pelo médico Michael Baden, famoso por apresentar o programa “Autópsia”, da HBO. O exame realizado um dia depois da morte havia indicado que o jovem morrera após receber o impacto de disparos, mas não especificou de quantas balas.

Autopsy shows Michael Brown was shot at least six times, including twice in the head http://t.co/bwyBZi4Crn pic.twitter.com/dJA0Jt4Jfm

— The New York Times (@nytimes) August 18, 2014

De acordo com informação do jornal The New York Times, a autópsia revela que todos os projéteis foram disparados de frente, nenhum pelas costas – o que descarta a possibilidade de que ele tenha corrido – nem à queima-roupa, já que não há vestígio de pólvora no corpo de Brown. Mas esta hipótese é preliminar, já que Baden não teve acesso à roupa que o jovem usava no dia em que morreu.

Leia também: Obama pede ao FBI investigação independente sobre morte de jovem negro no Missouri

Ontem, o procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder, anunciou que o Departamento de Justiça realizará sua própria autópsia. A informação foi bem recebida pelos advogados da família.

Punição

O resultado da autópsia realizada por Baden confirma a tese apresentada por testemunhas de que se tratou de uma execução, o que contraria a versão da polícia de que Brown morreu depois de reagir de forma agressiva e resistir à detenção.

Agência Efe

Protestos continuam em 
Ferguson mesmo com toque de recolher

Com base nisso, a família de Brown se convenceu de que o policial Darren Wilson, de 28 anos, acusado de ter atirado no garoto, deve ser preso.

“O que mais nós precisamos para prender o assassino do meu filho”?, perguntou a mãe de Brown ao advogado da família, Benjamin Crump, conforme relatado por ele durante coletiva de imprensa hoje.

“Nós acreditamos que, dados esses fatos, este policial deveria ter sido preso”, ressaltou o advogado Daryl Parks também durante a coletiva.

Em declarações à CNN, o reverendo Jesse Jackson disse que a autópsia de Baden pode aumentar as tensões em Ferguson e chamou o documento de “muito provocativo”.

Guarda nacional

A tensão voltou a aumentar após o toque de recolher decretado na cidade. Ontem, novos confrontos ocorreram entre a polícia e os manifestantes, deixando uma pessoa ferida, em estado grave, e sete detidos.

Para tentar acalmar a situação, o estado de Misuri decidiu enviar a Guarda Nacional a Feruson para “restabelecer a paz e a ordem e proteger os cidadãos” da comunidade, afirmou Nixon.

Agência Efe

Manifestantes encenam assassinato de Brown cometido por um policial branco

Em declarações à imprensa, Nixon criticou o que chamou de “atos criminosos de violência”. "Condenamos estas atividades criminosas, incluindo disparos contra as forças de segurança e civis, assim como o lançamento de coquetéis molotov, os saques e as tentativas de bloquear estradas e atacar os postos de comando unificado", disse em um comunicado oficial.

Diante da violência crescente, o governo federal decidiu ter mais envolvimento na investigação. O presidente Barack Obama chegou a cancelar as férias para acompanhar a situação de perto. Hoje, ele vai encontrar com o secretário de Justiça, Eric Holder, para se informar sobre o caso.

O Departamento de Justiça enviou 40 agentes do FBI para investifar o caso e colher depoimentos dos fatos.

Só o seu apoio pode garantir uma imprensa independente, capaz de combater o reacionarismo político, cultural e econômico estimulado pela grande mídia. Quando construímos uma mídia alternativa forte, abrimos caminhos para um mundo mais igualitário e um país mais democrático. A partir de R$ 20 reais por mês, você pode nos ajudar a fazer mais e melhor o nosso trabalho em várias plataformas: site, redes sociais, vídeos, podcast. Entre nessa batalha por informações verdadeiras e que ajudem a mudar o mundo. Apoie Opera Mundi.

Faça uma
assinatura mensal
Faça uma
assinatura anual
Faça uma
contribuição única

Opera Mundi foi criado em 2008. É mais de uma década de cobertura do cenário político internacional, numa perspectiva brasileira e única. Só o apoio dos internautas nos permite sobreviver e expandir o projeto. Obrigado.

Eu apoio Opera Mundi
Notas internacionais

Notas internacionais: eleições no Equador e no Peru - 12 de abril de 2021

Encaminhar Enviar por e-mail

Equador e Peru foram às urnas eleger seus novos presidentes, com resultados que surpreenderam

Ana Prestes

Brasília (Brasil)
2021-04-12T22:11:48.000Z

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

EQUADOR: No Equador, o candidato da direita, Guilherme Lasso, do movimento Criando Oportunidades (CREO), em aliança com o Partido Social Cristão (PSC), venceu o segundo turno das eleições presidenciais com 52,5% dos votos contra 47,50 de Arauz. Havia muita expectativa em torno da candidatura do economista Andrés Arauz, que pontuava na dianteira nas pesquisas durante quase todo o período de campanha do segundo turno que durou dois meses. Nos dias que antecederam o domingo eleitoral (11) as pesquisas já apontavam perda de fôlego de Arauz e subida de Lasso. De todo modo, as pesquisas de boca de urna davam vitória apertada para Arauz. A Cedatos chegou a dar 53,2% a 46,7%. 

Lasso é um homem de 65 anos, historicamente vinculado ao setor financeiro, em especial ao Banco de Guayaquil, tendo sido ministro da economia do governo de Jamil Mahuad (1998-2000). Esta é a terceira vez que ele concorre à presidência do Equador (2013, 2017, 2021). Nas eleições anteriores ele ficou em segundo lugar. Um dos fatores que impactou muito no resultado eleitoral foi o fracionamento do movimento indígena. A Confederação das Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE) decidiu em seu conselho ampliado, no dia 10 de março, pelo voto nulo. No entanto, uma parte das nacionalidades amazônicas divergiram e foram acompanhadas do presidente da Conaie, Jaime Vargas, na declaração de apoio a Arauz. Vargas chegou a dizer em um encontro no dia 3 de abril, em Sucumbíos, que “suas propostas (de Arauz) têm o respaldo absoluto do movimento indígena”. No dia 4 de abril veio a reação do conselho dirigente da Conaie ao dizer que ia “impulsionar o voto nulo” e que “não cai em jogo eleitoral”. A apuração está apontando para um milhão e seiscentos mil votos nulos. O universo de votantes é de 13 milhões. (Com infos de resumenlatinoamericano.org)

PERU: O domingo também foi de eleições no Peru. Uma eleição que era extremamente imprevisível, com 18 candidatos concorrendo, teve um resultado de primeiro turno surpreendente. O candidato Pedro Castillo, professor e sindicalista, do Partido Político Nacional Peru Livre, obteve a maior votação, com 16%. Seguido de três candidatos com pouco mais de 10%: Hernando de Soto (Avança País), Keiko Fujimori (Força Popular), Jonhy Lescano (Ação Popular) e Rafael López Aliaga (Renovação Popular). Veronika Mendoza (Juntos por Peru) pontua com 8,8%. Aquele que apontou por um tempo como primeiro colocado nas pesquisas, o jogador de futebol George Forsyth (Vitória Nacional) está com 6,4%. Esses ainda são dados preliminares da Ipsos Perú para a América Televisión. 

Pedro Castillo tem 51 anos e ganhou notoriedade no país ao encabeçar uma prolongada greve nacional do magistério em 2017 e ao longo da campanha nunca pontuou entre os prováveis mais votados nas pesquisas. Uma de suas propostas é trocar a atual Constituição do país convocando uma Assembleia Constituinte. Ele se posicionou nas eleições contra o recorte de gênero no currículo escolar e disse que em um eventual governo seu não se legalizaria o aborto, o casamento homoafetivo e a eutanásia. Pautas polêmicas no país. Propõe ainda 10% do PIB para saúde e educação. As últimas pesquisas apontavam para uma liderança de Lescano. O segundo turno será em 6 de junho e o novo presidente assume em 28 de julho. Os peruanos também votaram ontem (11) para renovar o Congresso, que é unicameral e possui 130 cadeiras. A tendência é de que a votação para o parlamento tenha sido fragmentada e atomizada tal como a presidencial. O Peru vive uma crise institucional prolongada, sendo que dos dez presidentes que o país teve desde os anos 80, sete foram presos nos últimos anos envolvidos em escândalos de corrupção.

Só o seu apoio pode garantir uma imprensa independente, capaz de combater o reacionarismo político, cultural e econômico estimulado pela grande mídia. Quando construímos uma mídia alternativa forte, abrimos caminhos para um mundo mais igualitário e um país mais democrático. A partir de R$ 20 reais por mês, você pode nos ajudar a fazer mais e melhor o nosso trabalho em várias plataformas: site, redes sociais, vídeos, podcast. Entre nessa batalha por informações verdadeiras e que ajudem a mudar o mundo. Apoie Opera Mundi.

Faça uma
assinatura mensal
Faça uma
assinatura anual
Faça uma
contribuição única

Opera Mundi foi criado em 2008. É mais de uma década de cobertura do cenário político internacional, numa perspectiva brasileira e única. Só o apoio dos internautas nos permite sobreviver e expandir o projeto. Obrigado.

Eu apoio Opera Mundi
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!
Opera Mundi

Rua Rui Barbosa, 381 - Sala 31
São Paulo - SP
CNPJ: 07.041.081.0001-17
Telefone: (11) 3012-2408

  • Contato
  • Política e Economia
  • Coronavírus
  • Diplomacia
  • Cultura
  • Análise
  • Opinião
  • Expediente
Siga-nos
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Google News
  • RSS
Blogs
  • Breno Altman
  • Agora
  • Bidê
  • Blog do Piva
  • Quebrando Muros
Receba nossas publicações
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

© 2018 ArpaDesign | Todos os direitos reservados