Com uma tiragem de 3,8 milhões de copias por dia, o popular jornal alemão Bild acabou de anunciar que sairá à venda a partir no dia 28 de agosto com um formato 3-D (três dimensões).
O jornal brindará os leitores com óculos especiais para conseguir enxergar corretamente o seu conteúdo. Enquanto os textos serão impressos de forma tradicional, as imagens e as publicidades não poderão ser vistas corretamente sem o uso dos óculos.
A novidade tecnológica será também introduzida na edição digital (Bild.de), já que os videoclipes, os jogos e os filmes serão disponibilizados na versão tridimensional.
O Bild não é o primeiro jornal a tentar integrar a prática que está fazendo um grande sucesso no cinema e na televisão – especialmente com a possibilidade de ver os jogos da Copa do mundo de futebol com este formato. Antes dele, o jornal belga La Dernière Heure, foi o pioneiro, com a idéia de demonstrar que, longe de ser condenada à morte pela competência de Internet, a imprensa escrita podia encontrar novos caminhos graças às novas tecnologias.
Alto custo
As revistas Rolling Stone e Playboy também inovaram, assim como o diário britânico The Sun. A idéia é de atrair tanto os leitores como os anunciantes. Embora todos eles fizerem a experiência somente uma vez, as redações anunciaram que podia ser uma das estratégias adotadas no futuro.
As despesas, porém, são altas: segundo os responsáveis de La Dernière Heure, o custo de tratamento das imagens pode aumentar até 20 vezes o orçamento normal do jornal. Além disso, para melhorar a visibilidade, é preciso publicar as fotos em um papel de qualidade superior.
A tentativa de Bild, dada a importância do diário no mercado europeu, será seguida com muito interes pelos outros jornais. Todos estão ainda à procura de uma revolução da imprensa escrita que permita frear seu declínio.
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