Domingo, 8 de março de 2026
APOIE
Menu

A atleta venezuelana Yulimar Rojas, treinada pelo cubano Ivan Pedroso, conquistou a medalha de ouro no salto triplo, neste domingo (01/08), e bateu o recorde mundial, de 15,50 metros registrado há 26 anos pela ucraniana Inessa Kravets, ao saltar 15,67 metros em sua quinta e última tentativa da competição, que aconteceu no Novo Estádio Nacional em Tóquio, durante os Jogos Olímpicos. 

“Esses triunfos são para você, minha Venezuela!”, declarou Yulimar Rojas no Twitter. A atleta também afirmou que “o autor de tudo que estamos vivenciando” é o treinador cubano Iván Pedroso: “homem sábio!”. Ele também conquistou medalha de ouro nos Jogos Olímpicos em Sidney, em 2000. 

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Informação pronta para compartilhar
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize em Opera Mundi

Natural de Caracas, Rojas se tornou a primeira mulher venezuelana a conquistar uma medalha de ouro pelo país. Logo em seu primeiro salto nesta competição, ela já havia batido o recorde olímpico ao alcançar 15,41 metros no salto, e concluiu a prova com um novo recorde mundial. 

Yulimar Rojas alcançou a marca de 15,67 metros, quebrando o recorde de 15,50 registrado em 1995 pela ucraniana Inessa Kravets

Yulimar Rojas/Twitter

Natural de Caracas, Yulimar Rojas se tornou recordista mundial e olímpica no salto triplo

No Twitter, o presidente da Venezuela Nicolás Maduro comemorou: “Vitória tremenda para Yulimar Rojas! Medalha de ouro, recorde mundial e olímpica para você guerreira, você brilha com sua própria luz, você é um fiel reflexo do espírito combativo e da grandeza do povo venezuelano”, disse o mandatário, afirmando que Rojas, que tem 25 anos, está no “auge do esporte”. “Parabéns, campeã”, disse Maduro. 

Yulimar Rojas havia conquistado medalha de prata nas olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, e foi eleita a melhor competidora do atletismo pela World Athletics, a federação internacional do esporte, em 2020.  

Na competição deste domingo, a medalha de prata ficou com a portuguesa Patrícia Mamona, que registou um salto de 15,01 metros, e a de bronze com a espanhola Ana Peleteiro que saltou 14,88 metros.