Atualização às 14h14
A partir das 17h no horário local (11h de Brasília), a Turquia iniciou o processo de encerramento das urnas nas atuais eleições presidenciais e parlamentares que ocorreram neste domingo (14/05) no país. Para estas eleições foram habilitadas um total de 191.885 urnas em 973 distritos, bem como 1.094 mesas eleitorais em todo o país.
Como previsto, a partir do encerramento das seções começam a contagem dos votos, com previsão de anúncio dos resultados provisórios às 21h do horário local (15h do Brasil).
Até o momento, cerca de 40% das seções de voto foram apuradas. Segundo a Agência turca Anadolu, o presidente Recep Tayyip Erdoğan tem perdido vantagem em relação ao líder da oposição, Kemal Kılıçdaroğlu.
Segundo a agência, Erdogan apresenta 52,7%, Kılıçdaroğlu, 41,4% e Sinan Oğan, 5,4%.
Até às 19h locais o conselho eleitoral da Turquia proibiu a divulgação de qualquer outro resultado até o horário oficial. No entanto, segundo o jornal britânico The Guardian, a organização suspendeu a proibição, apontando que é possível que os resultados provisórios sejam anunciados duas horas antes do esperado.
Mais de 64,1 milhões de eleitores foram convocados para o evento eleitoral, que, além de reeleger Erdogan ou eleger um novo mandatário, renovará os 600 assentos no Parlamento.
Após o encerramento das seções eleitorais, Erdogan afirmou por meio das redes sociais: “O processo de votação foi concluído de forma condizente com a nossa democracia, graças a Deus. Agora, como sempre, é hora de segurar firme nas urnas. Até que os resultados sejam definitivos, continuamos a proteger a vontade da nossa nação!”.
Değerli dava ve yol arkadaşlarım…
Oy verme işlemi ülkemiz genelinde, hamdolsun, demokrasimize yakışır bir şekilde tamamlandı. Şimdi, her zaman olduğu gibi sandıklara sıkı sıkıya sahip çıkma vakti. Sonuçlar kesinleşinceye kadar milletimizin iradesini korumaya devam!..
— Recep Tayyip Erdoğan (@RTErdogan) May 14, 2023
Twitter/Recep Tayyip Erdoğan
Foram habilitadas total de 191.885 urnas em 973 distritos, bem como 1.094 mesas eleitorais na Turquia
Por sua vez, Kılıçdaroğlu declarou: “Quero chamar nossos heróis da democracia. Nunca deixe as urnas, aconteça o que acontecer, até que o último relatório de urna assinado seja entregue. A plena e correta manifestação da vontade do povo depende de sua determinação. Você vai ver, vai valer a pena o seu cansaço”.
Demokrasi kahramanlarımıza seslenmek istiyorum. İmzalı son sandık tutanağı teslim edilene kadar, ne olursa olsun asla sandıkların başından ayrılmayın. Millet iradesinin tam ve doğru biçimde tecelli etmesi sizin kararlılığınıza bağlı. Göreceksiniz, yorgunluğunuza değecek. ??
— Kemal Kılıçdaroğlu (@kilicdarogluk) May 14, 2023
De acordo com o Conselho Supremo Eleitoral (YSK, por sua sigla em turco), mais de 30 partidos políticos e mais de 150 candidatos parlamentares independentes competiram nas eleições.
O anúncio oficial dos resultados finais das eleições está previsto para 19 de maio, de acordo com o cronograma oficial.
De acordo com as leis eleitorais turcas, se nenhum dos candidatos ultrapassar 50% dos votos, ocorre o segundo turno, marcado para 28 de maio.
(*) Com TeleSUR