O Congresso da Guatemala suspendeu na madrugada desta segunda-feira (23/11) o processo orçamentário 2021 após diversos protestos populares que se posicionaram contra o plano.
O presidente do Legislativo, Allan Rodriguez, afirmou que, com a decisão, o orçamento do ano seguinte não será enviado ao poder Executivo.
“Tendo como objetivo de manter a governabilidade do país e a paz social, concordamos em suspender o trâmite do orçamento de receitas e despesas do Estado e do Organismo Legislativo 2021”, disse.
Segundo movimentos populares e entidades da sociedade civil guatemalteca, o plano para 2021, que previa uma quantia de cerca de US$ 13 bilhões, priorizava grandes projetos liderados por empresas ligadas ao poder público.
No sábado (21/11), centenas de pessoas saíram às ruas para exigir a renúncia do presidente Giammattei e para expressar a rejeição ao Orçamento geral da nação aprovado para 2021. Os organizadores do dia de protesto, que decorreu de forma pacífica, afirmaram que grupos infiltrados incendiaram o Congresso da República em uma tática diversionista.
Reprodução
Junta diretiva do Congresso suspendeu plano orçamentário 2021 após onda de protestos
(*) Com teleSur.