Duas explosões de carros-bomba neste domingo (01/05) deixaram pelo menos 35 mortos e 73 feridos no centro da cidade de Samawa, no sul do Iraque, a cerca de 270 km ao sul da capital Bagdá. Reivindicadas pelo grupo extremista (Estado Islâmico), as detonações ocorreram simultaneamente.
Reprodução/Twitter
Alvo de ataques reividincados pelo Estado Islâmico, Samawa é a capital da província iraquiana de Al-Muthanna
Conforme fontes da polícia local informaram à agência de notícias Reuters, a primeira bomba foi detonada nas proximidades de um prédio do governo, e a segunda, a cerca de 60 metros de um ponto de ônibus.
Samawa é de maioria xiita, assim como o Iraque. O EI, que é sunita, tem conduzido nos últimos meses ataques a alvos xiitas no país. O grupo reinvidicou a autorida das ações por meio de comunicados publicados em suas redes sociais.
NULL
NULL
Neste sábado (30/04), um atentado, cuja autoria também foi reivindicada pelo EI, matou pelo menos 21 pessoas e feriu outras 42 em um mercado popular de uma região predominantemente xiita de Nahrawan, perto de Bagdá.
Iraque e Síria são os países mais visados por ataques do EI, que atualmente conduz operações militares nos dois territórios. Segundo o mais recente levantamento “Global Terrorism Index” (Índice Global do Terrorismo, em tradução livre), o Iraque é o país mais afetado do mundo pelo terrorismo, em número de mortes.