Governadores de todas as províncias da Argentina chegam nesta manhã a Buenos Aires para acompanhar o velório do ex-presidente Néstor Kirchner na sede do Executivo da Argentina, a Casa Rosada.
O governador da província de Buenos Aires, Daniel Scioli, foi vice do ex-mandatário e será o primeiro a chegar. Ele suspendeu todas as suas atividades para acompanhar a cerimônia.
Desde a noite de ontem (27/10) o ministro do Interior, Florencio Randazzo, o chefe de Gabinete, Aníbal Fernández, e o secretário-geral da Presidência, Oscar Parrilli, estão entrando em contato com todos os governadores e prefeitos para organizar a presença deles no velório de Kirchner.
O deputado Francisco De Narváez, que venceu o ex-mandatário nas eleições legislativas de 2009 na província de Buenos Aires – considerada estratégica na política argentina -, ainda analisa se comparecerá à cerimônia de despedida de seu rival político. Os membros do partido oposicionista União Cívica Radical (UCR) se reúnem para definirem sua posição.
Leia mais
Argentinos lotam a Praça de Maio para homenagear Néstor Kirchner
Morre Néstor Kirchner, ex-presidente da Argentina
Amorim diz que morte de Kirchner é perda para América do Sul
Avós da Praça de Maio dizem que Kirchner deu a vida pela Argentina
Eleito durante crise, Kirchner se tornou uma das figuras políticas mais importantes da Argentina
Centenas de pessoas chegam nesta manhã à Praça de Maio, somando-se às centenas de argentinos que passaram a noite no local, para homenagear, com bandeiras, flores e mensagens, o homem que governou o país entre os anos de 2003 e 2007, sendo sucedido por sua esposa, Cristina Kirchner.
Os cidadãos que se aglomeram nas ruas portam mensagens nas quais predominam palavras de admiração ao ex-chefe do Executivo e alento à sua esposa, como “Tua partida nos dói, mas teu legado ficará para sempre”, “Obrigado, Néstor” e “Todo o povo te acompanha. Força Cris”.
Cerimônia
O corpo do ex-mandatário e também titular da Unasul (União das Nações Sul-americanas) chegou nesta madrugada em um avião da Lear Jet, que saiu da cidade onde faleceu, El Calafate, na província de Santa Cruz, em direção a Buenos Aires.
No mesmo voo estavam a presidente Cristina, e o filho mais velho de ambos, Máximo. A filha mais nova do casal, Florência, chegou nesta madrugada de Nova York após um voo de 12 horas.
A cerimônia começa hoje às 10h locais (11h no horário de Brasília) e deve se estender até o meio-dia de amanhã. O público poderá entrar no velório pelo portão 50 da sede da Casa Rosada e sair pelo 24. Será proibida a entrada de pessoas com bandeiras, câmeras, cartazes ou estandartes.
Kirchner era deputado no país, com mandato de 2009 a 2013, e líder do Partido Justicialista (PJ), também conhecido como partido peronista. Ele era um dos nomes mais cotados para disputar a presidência da Argentina pela legenda nas eleições de 2011.
No ano passado, o casal Kirchner perdeu a maioria no Congresso com as eleições legislativas do país, fato que levou o ex-chefe de Governo a pedir a renúncia à presidência do PJ. Porém, o Conselho Nacional da sigla não aceitou a decisão e reconduziu-o ao cargo.
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL