O voo 447 da Air France, que desapareceu na madrugada desta segunda-feira (1º), levava 61 franceses, 58 brasileiros, 26 alemães, nove italianos, nove chineses e seis suíços, além de passageiros de outros 27 países. A companhia aerea divulgou a a lista oficial com as nacionalidades às 19h15 de Paris (15h15 em Brasília).
Pouco antes do anúncio em Paris, o gerente da Air France no aeroporto Tom Jobim, Jorge Assunção, havia afirmado que eram 80 os brasileiros a bordo. Já a ANAC informou após o anúncio de Paris que a apuração da Polícia Federal revelou haver 52 brasileiros no Airbus – 51 passageiros e 1 tripulate -, porém, ressaltou que alguns brasileiros têm dupla cidadania.
O diretor-geral da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, também afirmou durante coletiva de imprensa na capital francesa que a maioria dos passageiros faria conexão no aeroporto Charles de Gaulle para outras localidades.
O avião Airbus 330-200 da Air France seguia do Rio de Janeiro para Paris e desapareceu dos radares franceses quando sobrevoava o Oceano Atlântico. A aeronave partiu do Rio às 19h de domingo e deveria chegar a Paris nesta segunda-feira às 11h15 (6h15, horário de Brasília).
Controladores de voo do Aeroporto Internacional de Paris Charles De Gaulle perderam contato com o avião por volta das 6h00 GMT (3h00, hora de Brasília).
Familiares chegam ao aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, de onde decolou o avião da Air France – Antonio Lacerda/EFE
As informações sobre o número de pessoas a bordo ainda são conflitantes. Segundo a imprensa local, além dos 216 passageiros e 12 tripulantes, três pilotos estariam na aeronave.
De acordo com Jorge Assunção, aparentamente entre os passageiros do voo havia um bebê, sete crianças, 82 mulheres e 126 homens.
Segundo a companhia, a aeronave estava em uso desde 2005 e passou por manutenção técnica pela última vez em 16 de abril.
A FAB (Força Aérea Brasileira) iniciou uma busca pelo avião logo após a perda de contato. Segundo a Reuters, um porta-voz da FAB, Henry Wilson, disse que aeronaves militares decolaram da ilha de Fernando de Noronha – nordeste do Brasil – para procurar o jato da Air France.
“Sem esperança”
Fontes do aeroporto Charles de Gaulle de Paris afirmaram que “não há esperança” para o voo que desapareceu.
A companhia acredita que o avião tenha caído após ser atingido por raios, em meio a uma tempestade sobre o Oceano Atlântico. “Estamos frente a uma catástrofe mundial”, afirmou Pierre-Henri Gourgeon, diretor-geral da Air France, em Paris.
Casal de franceses no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris – Lucas Dolega/EFE
A lista oficial com os nomes dos passageiros ainda não foi divulgada. De acordo o cônsul da França no Rio de Janeiro, Hughes Goisbault, muitos passageiros não colocaram no formulário de embarque o número de telefone de parentes, o que dificulta o contato. Mas alguns familiares e empresas já começaram a apresentar nomes de brasileiros que embarcaram. A fabricante de pneus Michelin anunciou a desaparição de Luiz Roberto Anastácio, recém nomeado presidente da empresa para a América Latina, junto com o diretor de informática da empresa, Antônio Augusto Gueiros.
A Casa Imperial do Brasil também confirmou que o príncipe Pedro Luis de Orleans e Bragança, de 26 anos, estava a bordo. Filho do príncipe Dom Antonio, ele é descendente de Dom Pedro II, e era o quarto na linha sucessória. “Era um rapaz muito bem preparado, morava em Luxemburgo e estava no país para visitar os pais”, declarou ao Opera Mundi Carlos Eduardo Artagão, chanceler do Diretório Monárquico do Brasil no aeroporto.
Funcionários da Air France estarão no Salão Nobre do Aeroporto Internacional do Galeão, localizado no 1º andar do prédio da administração, para dar informações e apoio às famílias. Em Paris, os familiares são recebidos num local especialmente reservado no aeroporto de Paris Charles de Gaulle 2.
A Anac divulgou ainda dois números de telefone para os parentes dos passageiros do voo. São eles: (61) 3366-9303 ou (61) 3366-9307. A Anac reitera que esses telefones são destinados somente para os parentes dos passageiros dos voo 447 que desejam informações.
A Air France também disponibilizou números para informação: (21) 3212-1806, (21) 3212-1884, (21) 3212-1889, (21) 3212-1894; Para todo o Brasil: 0800 881 2020; para a França: 0800 800 812; para outros países: + 33 1 57 02 10 55.
Relação geral da nacionalidade dos passageiros:
61 franceses; 58 brasileiros; 26 alemães, nove italianos; nove chineses, seis suíços; cinco libaneses; cinco britânicos; quatro húngaros; três irlandeses, três eslovacos; três noruegueses; dois poloneses; dois espanhóis; dois norte-americanos; dois marroquinos; um sul-africano; um argentino; um austríaco; um belga; um canadense; um croata; um dinamarquês; um estoniano; um gambiano; um islandês; um holandês; um filipino; um romeno; um russo; um sueco e um turco.
Reportagem atualizada às 18h55
NULL
NULL
NULL