Em visita a Cuba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva percorreu nesta terça-feira (26/02), acompanhado do presidente cubano, Raúl Castro, o porto de Mariel, projeto desenvolvido com o apoio do Brasil, cujo investimento no local beira US$ 1 bilhão.
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Ricardo Struckert/Instituto Lula
Em visita a Cuba, Lula presenteou Raúl Castro com uma camisa da seleção brasileira de futebol
A instalação faz parte da primeira etapa da Zona Especial de Desenvolvimento de Cuba, projeto considerado por Lula uma referência “muito importante” para a América Latina e Caribe. O porto foi inaugurado há um mês, em 27 de janeiro, por Raúl Castro e a presidente brasileira, Dilma Rousseff.
“Penso que o porto de Mariel representa para Cuba a possibilidade de uma revolução industrial, porque é a possibilidade para atrair empresas para a produção de produtos de alta tecnologia”, disse Lula à TV cubana. E complementou: “Estou muito orgulhoso por viver até o dia de poder presenciar a construção de um porto desta magnitude, e mais feliz porque o Brasil colaborou com este novo momento que Cuba vive”.
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Lula disse ainda que o presidente cubano “tem tomado decisões corajosas para modernizar e desenvolver o país”. Apontou também que “precisamos apenas derrubar o bloqueio [econômico e comercial] dos americanos para que Cuba possa se desenvolver plenamente”.
Ricardo Struckert/Instituto Lula
Para Lula, Raúl Castro “tem tomado decisões corajosas para modernizar e desenvolver o país”
Lula esteve pela primeira vez em Mariel há quatro anos. Em janeiro de 2013, sua última visita à ilha, também percorreu as obras do porto, que deverá se transformar na principal porta de entrada e saída do comércio exterior cubano.
Para amanhã, está previsto que Lula faça a palestra “A experiência brasileira na atração de investimentos, o estado como indutor, associado e facilitador”, no Hotel Nacional de Havana.
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Com um investimento total previsto de US$ 957 milhões, as obras de construção do terminal de Mariel têm a participação da empresa Odebrecht, que contou com o financiamento de US$ 682 milhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Além disso, o governo brasileiro fornecerá US$ 290 milhões para financiar uma segunda etapa da construção, conforme antecipou a presidente Dilma em sua visita ao porto, em janeiro. Outras 400 empresas brasileiras também participam das obras do terminal de Mariel.
A conclusão do terminal inclui um píer linear de 702 metros equipado com quatro guindastes “super post-panamax” e 1.140 lugares para contêineres refrigerados.
A Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel é a primeira criada no país caribenho como parte das reformas econômicas de Raúl Castro para “atualizar” o modelo socialista de Cuba, e tem o objetivo de se transformar em um motor para a economia do país com a atração de capitais estrangeiros.
(*) Com informações da Agência Efe