A embaixada dos Estados Unidos no Brasil alertou nesta sexta-feira (03/09) para que os cidadãos norte-americanos evitem áreas de possíveis concentrações dos protestos que estão marcados para acontecerem no dia 7 de setembro.
Pelo Twitter, a sede diplomática advertiu que os norte-americanos evitem “áreas em torno de protestos”, pois, segundo a embaixada, “mesmo manifestações destinadas a serem pacíficas podem se tornar conflitantes”.
“As manifestações devem ocorrer nas principais cidades do Brasil na terça-feira, 7 de setembro. A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil adverte os cidadãos norte-americanos a evitar áreas em torno de protestos e manifestações, já que até mesmo manifestações destinadas a serem pacíficas podem se tornar conflitantes”, disse.
Demonstrations are expected to take place in major cities across Brazil on Tuesday, September 7. The U.S. Embassy in Brazil cautions U.S. citizens to avoid areas around protests and demonstrations, as even demonstrations intended to be peaceful can turn confrontational.
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) September 3, 2021
O dia 7 de setembro é a data em que se comemora a Independência do Brasil, quando, em 1822, o país deixa de ser vinculado ao Império Português e passa a se constituir enquanto república.
Na data, manifestações contra e em apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro tomam as ruas. Os organizadores da Campanha pelo Fora Bolsonaro, que reúne 80 entidades e movimentos populares e sindicais, além do Grito dos Excluídos, pedem que a população compareça às manifestações munida de máscara e álcool em gel e que mantenham o distanciamento durante as caminhadas.
Por sua vez, a base do presidente reivindica o voto impresso, a “renovação” dos representantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e a volta do regime militar.
Ricardo Stuckert/Reprodução
Sede diplomática dos EUA no Brasil advertiu que os norte-americanos evitem ‘áreas em torno de protestos’
(*) Com Brasil de Fato.