A votação das convenções partidárias no Estado do Iowa, que serão a primeira indicação de quem serão os candidatos presidenciais dos EUA para o pleito programado para novembro, irá começar às 19h locais (23h no horário de Brasília) desta segunda-feira (01/02). A democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump são os favoritos de cada partido, segundo pesquisas de opinião.
Leia também:
Opinião: Um socialista disputa a Casa Branca
EFE
Hillary Clinton lidera as pesquisas entre os democratas no Estado de Iowa
“Nós temos uma ótima organização de campanha. Temos milhares de voluntários e batemos em 125 mil portas neste fim de semana. Há muita empolgação”, disse a ex-secretária de Estado Hillary Clinton na manhã desta segunda-feira em um programa da emissora NBC. Ela afirmou que se trata de uma “disputa acirrada”, mas que espera que “muitas pessoas” a apoiem em Iowa.
Também nesta segunda-feira, Hillary compareceu a um escritório de campanha em Des Moines, capital do Estado, para demonstrar apoio a um grupo de voluntários. “Tive que passar aqui e lhes dizer como eu aprecio o trabalho duro de vocês”, disse ela, que tirou fotos e autografou livros.
Bernie Sanders, senador de Vermont e principal rival de Hillary, disse nesta segunda-feira que sua equipe obteve muitos avanços nos últimos nove meses. “Nossa agenda é precisamente o que o povo norte-americano deseja”, afirmou Sanders, que já se declarou um “democrata socialista”, ao ser perguntado sobre as críticas que o apontam como radical. Em frente à central de campanha em Des Moines, ele afirmou à imprensa estar com “o jogo empatado”.
NULL
NULL
Clinton lidera as pesquisas com 45% das intenções de voto, frente a 43% de Sanders. Em terceiro lugar, Martin O’Malley, ex-governador de Maryland, aparece com 3%.
Do lado republicano, o magnata Donald Trump aparece com 28%, seguido pelo senador do Texas Ted Cruz, que tem 23%. Marco Rubio, senador da Flórida, aparece com 15%, e o médico Ben Carson está em quarto lugar, com 10% das intenções de voto.
“Você tem que ficar um pouco nervoso, e você sabe como eu gosto de ganhar”, afirmou Trump na manhã desta segunda-feira em um programa da emissora ABC. “Na verdade essa é a minha primeira noite eleitoral”, disse ele, acrescentando que é “um pouco diferente” esperar os resultados quando ele concorre e não de algum candidato apoiado por ele. Em Iowa, ele criticou o envolvimento de Cruz, seu principal rival, com o ramo do petróleo. O Estado é um importante produtor de energia de fontes renováveis nos EUA.
EFE
No último dia de campanha em Iowa, Trump criticou em um comício seu principal rival, Ted Cruz
“As ligações telefônicas para o quartel-general do Partido Republicano de Iowa não têm precedentes. Estamos lidando com 100 ligações por hora”, declarou Jeff Kaufmann, presidente do Partido Republicano estadual. Segundo ele, o alto número de ligações são “um sinal de entusiasmo” com a convenção do partido.
Em Iowa, o sistema adotado é o das convenções partidárias (“caucus”), no qual, antes da votação começar, membros de cada partido se reúnem para discutir os motivos para apoiar os diferentes candidatos.
Os serviços de meteorologia preveem uma tempestade de neve na noite das convenções, o que causa temor por parte dos pré-candidatos de que o comparecimento de seus apoiadores seja baixo. Os resultados deverão ser revelados poucas horas após a votação. O próximo Estado a ter votações das primárias é New Hampshire, na próxima terça-feira (09/02).