A empresária Arianna Huffington e a jornalista francesa Anne Sinclair, mulher do ex-diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional) Dominique Strauss-Kahn, apresentaram nesta segunda-feira (23/01) em Paris a versão francesa do jornal digital Huffington Post. Em breve, o jornal eletrônico deverá lançar versões em espanhol e italiano.
O novo veículo, que busca se posicionar entre o jornalismo tradicional e o opinativo, conta com oito repórteres, a colaboração de blogueiros e colunistas famosos, além dos comentários – previamente moderados – dos leitores e links de acesso ao “melhor da internet”, explicou Anne em entrevista coletiva.
A edição francesa está nas mãos do portal americano AOL (51% das ações), do grupo Le Monde (34%) e Les Nouvelles Editions Indépendantes (15%). Ela divide o design e a plataforma digital com o site original, fundado em 2005 por Arianna Huffington e comprado em 2011 pela AOL por 300 milhões de dólares.
No entanto, o Huffington Post francês, ou o “Le Huffington Post” manterá sua independência editorial e abordará assuntos em “harmonia com a cultura” da França, explicou Anne Sinclair, diretora editorial, diante de diversos jornalistas, e afirmou que a página não será neutra, mas tentará “apresentar um ponto de vista que estimule o debate”.
A jornalista, que estava afastada da profissão há alguns anos, apesar de ter uma sólida e consagrada carreira, disse que o Huffingtonpost.fr manterá uma linha progressista e aberta embora com conteúdo “tipicamente francês” e em “harmonia com a cultura do país”.
Anne adiantou que o jornal vai tratar até mesmo de notícias como os escândalos sexuais relacionados a seu marido, se o assunto for atual. “Se tiver que ser primeira página, será”, comentou a jornalista, que destacou que, nesse caso, não as redigirá.
O Huffington Post francês conta com David Kessler como diretor de comunicação, assessor do ex-primeiro-ministro socialista Lionel Jospin e conselheiro de cultura da Prefeitura de Paris, e com Paul Ackerman como redator-chefe, que foi responsável da edição digital do Le Figaro.
Entre os grandes nomes que participarão do site está o da diretora do Museu Picasso, Anne Baldassari, o filósofo Raphaël Enthoven, o próximo presidente do Festival de Cannes, Gilles Jacob, o economista Shahin Vallée e o pesquisador René Frydman.
Em março, o Huffington Post lançará sua edição na Espanha, pelas mãos do El País. Depois chegará a italiana, via La Repubblica e Espresso e posteriormente poderão ser criadas as versões brasileira, alemã e grega, antecipou Arianna.
NULL
NULL
NULL