O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, defenderá uma reforma “light” dos tratados que regem a UE (União Europeia), segundo fontes diplomáticas do país. Monti participa da reunião de cúpula da União Europeia, que está sendo realizada em Bruxelas entre quinta e sexta-feira (08/12 e 09/12).
O chefe de governo, que se reuniu antes do início do jantar de trabalho com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, apostará em medidas a curto em prazo e rejeitará, como pede a Alemanha, uma revisão profunda do tratado que poderia demorar tempo demais.
As fontes disseram que o procedimento levaria dois ou três meses. Segundo elas, “Monti defenderá um acordo de reforma light como via do protocolo 12”, uma fórmula rápida de revisão contida no tratado de Lisboa, que exige a decisão unânime do Conselho da UE, mas não a ratificação de cada Estado-membro.
Os líderes da UE iniciaram nesta quinta-feira uma cúpula essencial de dois dias para buscar uma solução definitiva à crise do euro, em meio ao clima de urgência da reunião.
Os chefes de Estado e de governo da UE terão nesta noite um jantar informal, prévio às discussões formais desta sexta-feira, na qual já devem ser discutidas as propostas sugeridas: a da Alemanha e França e a do presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy.
NULL
NULL
NULL