O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou nesta quarta-feira (07/09) que os Estados Unidos e o Brasil “são mais fortes quando podem trabalhar juntos” para enfrentar desafios.
Em mensagem divulgada para parabenizar o Brasil pelos 194 anos de sua Independência, Kerry falou sobre a importância da relação entre os dois países.
Beto Barata/PR
John Kerry em encontro com Michel Temer e José Serra no Brasil
“Como as duas maiores democracias no Hemisfério Ocidental, cada vez compartilhamos mais laços entre nossos povos e sabemos que, quando surgem desafios, somos mais fortes quando podemos trabalhar juntos”, declarou.
Na mensagem, Kerry citou que seu país foi o primeiro a reconhecer a independência brasileira em 1822 e disse que as nações continuam trabalhando juntas em “temas vitais como o desenvolvimento econômico sustentável, o combate à mudança climática e a melhora do respeito às leis”.
NULL
NULL
Kerry também parabenizou o Brasil por seus “extraordinários esforços” para sediar os Jogos Olímpicos e desejou sucesso ao país na realização das Paralímpiadas, que se iniciam nesta quarta no Rio de Janeiro.
“Minha visita ao Brasil foi um recordatório da aliança duradoura da qual desfrutam nossos países”, disse Kerry, em alusão à visita que realizou ao Brasil em agosto.
Durante sua passagem pelo Brasil, Kerry participou de um encontro com o chanceler José Serra sem fazer referência, em suas declarações, ao processo de impeachment dde Dilma Rousseff.
Na última quarta-feira (31/08), após a aprovação do impeachment da ex-mandatária no Senado, o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, John Kirby, declarou em entrevista coletiva de imprensa que os Estados Unidos mantém a “confiança no Brasil” e que os países são “parceiros comprometidos”.
Sobre o afastamento definitivo de Dilma da Presidência Kirby, disse que “essa foi uma decisão tomada pela população brasileira, e obviamente nós respeitamos isso”.