Sábado, 5 de julho de 2025
APOIE
Menu

Uma mulher devolveu um livro na Nova Zelândia na última quarta-feira (27/04) após mais de 67 anos da data de empréstimo, em dezembro de 1948. Foram 24.605 dias de atraso.

O livro devolvido foi um exemplar da primeira edição de “Myths and Legends of Maoriland”, do autor neozelandês A.W. Reed. O sistema de Auckland, onde o livro estava registrado e foi devolvido, possui atualmente três exemplares da obra, todos sem permissão de circular fora das bibliotecas.

Reprodução/Twitter Auckland_Libs

Segundo a bibliotecária, retirado em dezembro de 1948, foi devolvido em “excelente” estado

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

“Ela me disse que havia pegado o livro quando era criança e estava pretendendo devolvê-lo há anos”, disse a bibliotecária Zoe Cornelius. “Ela parecia um pouco envergonhada, mas eu fiquei contente porque ela disse que havia lido e apreciado o livro muitas vezes durante as décadas e isso me deixou feliz — que o livro tivesse ficado num bom lugar”. Segundo Cornelius, a mulher não informou o nome e não tem como ser encontrada, porque os registros da década de 1940 não existem mais.

Multa por atraso chegaria a quase R$ 60 mil, mas não foi cobrada porque mulher era criança na época; livro foi devolvido 24.605 dias após data prevista

NULL

NULL

De acordo com as políticas de multa da época, o valor devido seria de 24.605 dólares neozelandeses (aproximadamente R$ 59,2 mil). Cornelius, no entanto, afirmou que a senhora não foi cobrada porque era uma criança na época do empréstimo.

A biblioteca afirmou que, após a história se tornar pública, recebeu diversos questionamentos de pessoas que queriam saber se também poderiam devolver livros após anos de atraso sem pagar multa.