Atualizado às 14h28
Um terremoto de 6,8 graus de magnitude na escala Richter atingiu o centro de Mianmar nesta quarta-feira (24/08), deixando ao menos três pessoas mortas e danificando dezenas de templos religiosos.
Han Zaw Win, do governo da cidade de Pakokku, na região de Magway, disse à agência France Press que um homem de 22 anos morreu devido à queda de um edifício durante o terremoto. O acidente deixou também uma mulher ferida.
Many pagodas in Bagan damaged by the earthquake #Burma #myanmar #earthquake pic.twitter.com/haySDtqdTB
— Hnin Yadana Zaw (@hninyadanazaw) 24 de agosto de 2016
De acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), que registra a atividade sísmica em todo o mundo, o hipocentro (ponto no interior da crosta terrestre onde se origina um terremoto) ocorreu a 84,1 quilômetros de profundidade e a 25 quilômetros a oeste da cidade portuária de Chauk, situada a 173 quilômetros ao noroeste da capital do país, Naypyidaw.
Pelo menos 66 templos da cidade histórica de Bagan, um local turístico com milhares de monumentos budistas, foram danificados com o sismo, segundo o porta-voz do departamento de arqueologia do Serviço Geológico dos Estados Unidos.
NULL
NULL
Vincent Panzani, da organização Save the Children (“Salvem as Crianças”) em Pakokku, disse ao jornal britânico The Guardian que houve “um tremor bastante forte por quase dez segundos e [quase todo mundo] começou a evacuar o edifício quando houve outro tremor forte”.
Os tremores foram sentidos em países como Tailândia, Bangladesh e Índia. Em Bangladesh, a mídia local informou que ao menos 20 pessoas ficaram feridas quando trabalhadores, em pânico, correram para se abrigar em um edifício.
Agência Efe
Terremoto de magnitude de 6,8 graus em Mianmar deixou mortos
Mianmar, localizado no sul da Ásia, situa-se próximo a uma área de alta atividade tectônica. Um sismo com essa magnitude não era registrado desde 2012, quando 12 pessoas morreram.
De acordo com a BBC, há relatos de edifícios danificados entre todo o país devido ao sismo, incluindo o Parlamento em Naypyidaw.