Com estrutura futurista, Pequim inaugura maior aeroporto do mundo

Aeroporto internacional de Daxing tem design inovador em forma de estrela do mar, oito pistas, inteligência artificial e robótica; objetivo é que o local opere em plena capacidade a partir de 2025, com 72 milhões de passageiros anuais

Redação

ANSA ANSA

Pequim (China)

O presidente da China, Xi Jinping, inaugurou nesta quarta-feira (25/09) o novo e futurista aeroporto de Pequim, em meio às celebrações do 70º aniversário da fundação da República, que será comemorado no próximo dia 1º de outubro. 

O aeroporto internacional de Daxing, cerca de 50 km ao sul da capital chinesa, está entre os mais tecnológicos e avançados do mundo. Seu design inovador em forma de estrela do mar foi projetado pela arquiteta anglo-iraniana Zaha Hadid, morta em 2016, e pela subsidiária de engenharia da empresa francesa Aéroports de Paris (ADP). 

A nova estrutura tem 700 mil m², oito pistas, sendo uma para uso militar, inteligência artificial e robótica. O projeto custou 120 bilhões de yuans (cerca de US$17,5 bilhões) ou 400 bilhões, incluindo as conexões ferroviárias e rodoviárias. 

Wikimedia Commons
Aeroporto internacional de Daxing está entre os mais tecnológicos e avançados do mundo

O terminal aéreo faz parte da iniciativa "Sonho Chinês", oferecido por Xi aos cidadãos e cobre uma área equivalente a quase 100 campos de futebol. As conexões são garantidas por uma estação de trem de alta velocidade e uma de metrô, que permitirá ao passageiro uma viagem de 20 minutos até o centro da cidade.

O objetivo é que o local opere em plena capacidade a partir de 2025, com 72 milhões de passageiros anuais, o que seria um recorde, conforme revelado por seus idealizadores. 

Além disso, há a expectativa para que, em 2040, o aeroporto funcione com 100 milhões de passageiros anuais, garantindo assim sua liderança mundial. 

Comentários