Divulgação/Turespaña-SP
Turistas brasileiros vão à Espanha principalmente atrás do patrimônio histórico-artístico e cultural do país, com o Museu do Prado, em Madri
A economia espanhola pode estar passando por um mau momento, mas o turismo é a exceção no país ibérico – e, inclusive, é visto como uma possível salvação para a crise. Recentemente, o Ministro de Indústria, Energia e Turismo, José Manuel Soria, anunciou que o setor teve um crescimento de 7,6% com relação a 2010. No ano passado, mais de 56 milhões de turistas vieram para a terra de Cervantes e gastaram mais de 52 bilhões de euros. É o segundo destino mais procurado da Europa, segundo a Organização Mundial do Turismo, ficando atrás apenas da França.
Leia mais:
Gastos de turistas contrastam com salários de brasileiros na Espanha
Os brasileiros podem não ser numericamente expressivos nessa conta: em 2011, apenas 360 mil turistas visitaram a Espanha. Mas formam um grupo que vêm crescendo desde a crise diplomática sobre os vistos de entrada, em 2008: o fluxo aumentou 59,21% nos últimos três anos.
Além disso, os brasileiros costumam gastar acima da média. Segundo dados do IET (Instituto de Estudos Turísticos da Espanha), os viajantes brasileiros gastaram aproximadamente 183 euros por dia de viagem (411 reais com o câmbio atual de um euro para 2,26 reais). Já a média diária do total de turistas foi de 102 euros.
A própria viagem já é um investimento significativo: os vôos de ida e volta do Brasil à Espanha saem a partir de 1.675 reais. Por outro lado, houve um aumento de vôos semanais entre os dois países (42 a partir de junho de 2011) e diversificaram-se as cidades de partida: além de São Paulo e Rio de Janeiro, também há vôos diretos para a Espanha a partir de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, entre outras.
Segundo o Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha no Brasil, os brasileiros que visitam o país ibérico ainda estão concentrados nas classes A e B, apesar de haver uma tendência de aumento das viagens da classe C para diversos destinos, dependendo das facilidades da compra. Atualmente, os destinos mais populares entre os brasileiros são a Argentina e os Estados Unidos, seguidos da Europa Ocidental (Portugal, França, Itália e Espanha).
Em busca de história e cultura
Os turistas brasileiros que visitam a Espanha optam por pacotes de viagem fechados (84% do total) e passeiam pelo país por um período de cinco a quinze dias (62% do total). Os grupos, de todas as idades, têm três destinos favoritos: Comunidade de Madri, Catalunha e Andaluzia.
Divulgação/Turespaña-SP
O que os turistas mais procuram na Espanha é o patrimônio histórico-artístico e cultural do país, segundo um estudo realizado pelo Observatório Turístico da Comunidade Valenciana em 2010. A gastronomia e a oferta de vinhos também são atrativos da viagem. Outros destaques são o turismo religioso na região de Santiago de Compostela e o turismo idiomático. O documento aponta que o estudo da língua espanhola no exterior está crescendo no mercado brasileiro e que 33% dos estudantes escolhem a Espanha como destino.
Outro levantamento, realizado em 2010 pela PromoMadrid (órgão público dedicado à promoção da Comunidade de Madri no exterior), destaca que as vantagens da Espanha para o turista brasileiro são a aproximaçao cultural e o sentimento de latinidade (uma desvantagem para França ou Portugal) e a boa conexão do país por trens e rodovias. A desvantagem? “O caráter franco e direto do espanhol, o tom de voz e a maneira de falar levam o turista a considerá-lo mal-educado e de permanente mau humor — uma imagem que deveria ser melhorada”.
O caminho de volta: espanhóis no Brasil
Se pensarmos no contrário – no fluxo de espanhóis que visitam o Brasil –, encontraremos algumas diferenças significativas. A primeira é na preferência de destinos: dados da Embratur apresentados na Feira Internacional de Turismo de Madri em janeiro indicam que o espanhol busca no Brasil, além de Sol e Praia, opções de Natureza a Aventura. Não por acaso Foz do Iguaçu foi a cidade que mais recebeu espanhóis em 2010 para o turismo de lazer. Em seguida vêm Rio de Janeiro e Salvador.
O turismo de negócios dos espanhóis também merece destaque, como conta a gerente de Mercados Internacionais da Embratur, Fernanda Hummel. A Espanha encerrou 2011 como o segundo país com mais investimentos no Brasil, o que poderia fomentar as viagens por negócios, convenções e eventos. Só em 2010, esse nicho correspondeu a 23,4% do turismo espanhol no Brasil. As cidades mais visitadas foram São Paulo e Rio de Janeiro.
Apesar de a quantidade de turistas espanhóis que visitam o Brasil não ser tão grande como a de brasileiros que visitam a Espanha (em 2010, foram 179.340 os que desembarcaram no Brasil), o país ibérico está entre os 10 maiores emissores de turistas para o Brasil. Em média, o turista espanhol gastou no Brasil 64 dólares por dia (ou 110 reais, com o câmbio atual de um dólar para 1,72 reais) em 2010. Pouco comparado com os gastos dos brasileiros na Espanha. Mas o suficiente para posicioná-lo entre os quatro turistas europeus que mais gastam no Brasil, de acordo com Fernanda.
A expectativa da Embratur é que o fluxo de turistas aumente com os grandes eventos internacionais que o Brasil sediará nos próximos anos, apesar da crise no país ibérico. Fernanda explica que o Brasil oferece diversos roteiros para os espanhóis, de preços e segmentos variados. Ela destaca que os principais atrativos do Brasil para os espanhóis são a receptividade do povo brasileiro e a possibilidade de conhecer diferentes destinos (parques ecológicos, praias, atividades rurais, festas religiosas etc.) em uma mesma viagem. “Para os espanhóis, é como se o Brasil tivesse vários países dentro um só”, comenta.
Geralmente o turista espanhol que visita o Brasil está em grupos de amigos, com a família ou com o namorado ou a namorada. Por causa da crise dos últimos anos e das mudanças no período de férias e feriados na Espanha, os turistas optaram por visitar o Brasil uma vez por ano e por mais dias ao invés de fazer mais viagens de curta duração. Outra novidade é que os espanhóis têm recorrido cada vez mais à internet para consultar informações sobre os destinos brasileiros e realizar reservas e compras. “Se antes eles só conheciam as cidades mais famosas, agora a situação mudou bastante”, aponta Fernanda.
NULL
NULL
NULL