Cuba retomou as aulas presenciais das séries finais dos estudantes do Ensino Médio nesta segunda-feira (04/10) depois que o país atingiu 80% da população vacinada contra a covid-19 com ao menos uma dose na semana anterior.
O retorno aconteceu em quase todo o país de forma homogênea, exceto nas províncias de Las Tunas, Sancti Spíritus, Pinar del Río e no município de Santa Cruz del Sur, de Camagüey. O presidente cubano Miguel Díaz-Canel esteve presente na escola politécnica Carlos Rafael Rodríguez, recém inaugurada, em Havana.
“Como estou feliz em ver os meninos uniformizados novamente a caminho de suas escolas. Vamos cuidar de todos esses pequenos detalhes que dão sentido às nossas vidas”, escreveu o mandatário cubano no Twitter.
¡Buen día, ??! Hoy vuelven a las aulas de los estudiantes en grados terminales. Qué alegrón volver a ver a los muchachos en uniformes camino a sus escuelas. Cuidemos entre todos esos pequeños detalles que dan sentido a nuestras vidas. #PonleCorazón pic.twitter.com/Tl6ZnLxZwz
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) October 4, 2021
Segundo o Ministério da Educação, cerca de 84.585 alunos das escolas pedagógicas e das escolas técnicas e profissionalizantes voltam às salas de aula, o que não chega a 5% das matrículas.
Miguel Díaz-Canel/Twitter
Estudantes dos anos finais no ensino médio puderam retornar às aulas presenciais nesta segunda
A ministra da pasta, Ena Elsa Velázquez Cobiella, garantiu que o esquema de vacinação traçado foi cumprido, o que garante melhores condições para retomar o ano letivo. Ela também destacou a necessidade de continuar a cumprir de forma rigorosa as medidas sanitárias.
As províncias que ficaram de fora do retorno nesta segunda retomam as atividades de ensino presencial no dia 11 de outubro em Las Tunas. Em Sancti Spíritus, Pinar del Río e no município de Santa Cruz del Sur, em Camagüey, no dia 18 de outubro. O motivo foi a situação epidemiológica destes locais.
No início de setembro, Cuba iniciou a vacinação de crianças e jovens entre dois e 18 anos, com as vacinas nacionais Soberana 2, Soberana Plus e Abdala. A prioridade foi vacinar estudantes de 16 e 17 anos para garantir o retorno às aulas, que aconteceu nesta segunda.
Ainda na semana anterior, em 29 de setembro, o governo cubano também anunciou que vacinou 80% da sua população com ao menos uma dose de um dos três imunizantes cubanos, tornando-se o primeiro da América Latina a atingir tal marca.
(*) Com TeleSur.