O Governo da Bolívia informou na última segunda-feira (31/07) o encerramento da medida de emergência sanitária pela pandemia de covid-19 no país.
“Graças a ações concretas contra a covid-19, como diagnóstico e vacinação em massa, equipamentos hospitalares, a união e solidariedade de todos, hoje a Bolívia sai da Emergência Sanitária Internacional e entra em Alerta Epidemiológico Nacional”, anunciou o presidente Luis Arce.
Gracias a acciones concretas contra la #COVID19, como el diagnóstico y vacunación masiva, el equipamiento de hospitales, la unidad y solidaridad de todas y todos, hoy #Bolivia?? deja atrás la Emergencia Sanitaria Internacional e ingresa a una Alerta Epidemiológica Nacional. pic.twitter.com/bZ35ibNvhY
— Luis Alberto Arce Catacora (Lucho Arce) (@LuchoXBolivia) July 31, 2023
Arce declarou que os bolivianos estão “mais unidos do que nunca” e destacou que a união “nos permitiu sair da Emergência Sanitária e agora estamos alertas. O que ontem parecia impossível, hoje é uma realidade”.
Wikicommons
Recebimento de vacinas COVAX contra a covid-19 na Bolívia
No entanto, o Chefe de Estado salientou que as medidas de biossegurança vão continuar a ser aplicadas de forma obrigatória nos estabelecimentos de saúde e recomendou o uso da máscara em espaços fechados, bem como a lavagem e desinfeção das mãos como prevenção.
Da mesma forma, frisou que vai continuar a vigilância epidemiológica, o diagnóstico antecipado e o avanço da vacinação da população contra a covid-19 em todas as faixas etárias.
Segundo fontes oficiais, a nação sul-americana registrou 22.399 mortes e 1.202.450 casos de covid-19 desde que os primeiros casos positivos foram detectados em março de 2020.
(*) Com Ansa