O presidente da Rússia, Vladimir Putin, está em isolamento social após ter contato com pessoas próximas que contraíram o novo coronavírus. A informação foi revelada nesta terça-feira (14/09) pelo governo russo.
Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, o mandatário, de 68 anos, está “completamente saudável” e realizou um teste para detectar a presença ou não da covid-19, mas sem especificar o resultado.
Desde o início da pandemia, as autoridades russas tomaram diversas medidas para proteger Putin, que foi imunizado com a vacina russa Sputnik V. Na segunda-feira (13/09), o chefe de Estado da Rússia se encontrou com o presidente sírio, Bashar al-Assad, e com atletas do país que participaram dos Jogos Paralímpicos de Tóquio.
O Kremlin acrescentou que o presidente russo participará remotamente de seus próximos compromissos. Putin deveria viajar para Dushanbe, capital do Tajiquistão, para estar em uma cúpula regional no final desta semana. “O isolamento não influencia diretamente o trabalho do presidente, exceto que agora não haverá eventos face a face por um tempo”, disse Peskov.
Segundo dados da Universidade norte-americana Johns Hopkins, a Rússia contabiliza pouco mais de sete milhões de casos do coronavírus e quase 191 mil mortes.
A quantidade de novos infectados caiu nos últimos dias após um aumento em agosto, mas as autoridades de saúde da Rússia relataram quase 18 mil novos casos e 781 mortes nas últimas 24 horas.
Kremlin
Kremlin acrescentou que Putin, 68 anos, participará remotamente de seus próximos compromissos
(*) Com Ansa.