O papa Francisco fez um novo apelo neste domingo (10/12) pedindo “sabedoria e prudência a todos, principalmente para os líderes das Nações, neste momento de particular gravidade, para se comprometerem em evitar uma nova espiral de violência” em Jerusalém.
O pedido é feito em meio à tensão provocada pela decisão dos Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
“O Santo Padre renova seu chamado à sabedoria e à prudência de todos e eleva orações ferventes para que os líderes das nações, neste momento de particular gravidade, se comprometam a evitar uma nova espiral de violência, respondendo, com palavras e ações, aos anseios de paz, de justiça e segurança das populações dessa terra atormentada”, afirmou a Santa Sé em comunicado divulgado pela Sala de Imprensa.
Além disso, o Vaticano reiterou “sua convicção de que só uma solução negociada entre israelenses e palestinos pode levar a uma paz estável e duradoura, e garantir a coexistência pacífica de dois Estados dentro de fronteiras reconhecidas internacionalmente”.
Foto: Kobi Gideon /GPO/Israel Ministry of Foreign Affairs/Fotos Públicas
Papa lamentou “enfrentamentos que causaram vítimas nos últimos dias”
NULL
NULL
O líder da Igreja Católica ainda lamentou “os enfrentamentos que causaram vítimas nos últimos dias”. Segundo a nota, a Santa Sé tem acompanhado “com grande atenção a evolução da situação no Oriente Médico, especialmente em Jerusalém, uma cidade sagrada para cristãos, judeus e muçulmanos de todo o mundo”.
“As preocupações pelas perspectivas de paz na região impulsionaram nestes dias diversas iniciativas, entre elas as reuniões urgentes convocadas pela Liga dos Estados Árabes e a Organização para a Cooperação Islâmica”, lembrou o texto.
Na última quarta-feira (06/12), Francisco já havia feito um apelo pedindo prudência e sabedoria sobre a decisão de Trump. Além disso, ele expressou grande preocupação horas antes do reconhecimento.