O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, se pronunciou nesta quinta-feira (07/01) sobre a invasão ao Capitólio por apoiadores de Trump na tarde de ontem e classificou os invasores como “terroristas domésticos”.
“Aquilo não foi uma contestação, não foi uma desordem, não foi um protesto. Não os chamem de manifestantes. Eles eram vândalos, rebeldes, terroristas domésticos”, disse o democrata.
Biden discursou durante evento para apresentar seu indicado ao cargo da Procuradoria-Geral, Merrick Garland.
O novo mandatário norte-americano voltou a chamar o episódio de “um ataque sem precedentes à democracia” dos EUA e afirmou que os eventos eram previsíveis, em vista dos ataques de Trump às instituições.
“Foi um dos dias mais sombrios da história da nossa nação”, apontou.
O democrata também afirmou que viu uma diferença de tratamento por parte das autoridades com os apoiadores de Trump e com manifestantes antirracistas. O país foi tomado por marchas do movimento Black Lives Matter no final do ano passado, após a morte de George Floyd. Algumas manifestações foram duramente reprimidas pela polícia e pela Guarda Nacional.
“Ninguém pode me dizer que, se fosse um grupo do Black Lives Matter protestando ontem, eles não teriam sido tratados muito, mas muito diferente do que o tumulto de criminosos que invadiu o Capitólio”, disse.
Reprodução/Joe Biden
‘Não os chamem de manifestantes. Eles eram vândalos, rebeldes, terroristas domésticos’, disse o democrata