A secretária de Transporte dos Estados Unidos, Elaine Chao, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (07/01) citando a invasão ao Capitólio norte-americano por apoiadores de Donald Trump.
Com a saída, Chao, que é esposa do líder republicano no Senado, Mitch McConnell, se torna a primeira integrante do governo de Trump a renunciar após o episódio que ocorreu em Washington nesta quarta-feira (06/01) e que bloqueou a sessão que certificaria a vitória de Joe Biden à presidência.
“Ontem, nosso país experimentou eventos traumáticos e totalmente evitáveis quando os apoiadores do presidente invadiram o Capitólio após uma manifestação da qual Trump participou”, disse a agora ex-secretária em comunicado.
Horas antes, Mick Mulvaney, ex-chefe de Gabinete de Trump e atual enviado especial na Irlanda do Norte, também havia apresentado sua renúncia em protesto aos atos dos apoiadores do presidente.
“Não consigo mais, não posso seguir aqui depois do que houve ontem. Não se pode assistir o que ocorreu ontem e penser que quero fazer parte disso de alguma maneira”, disse Mulvaney à emissora CNBC.
Ainda segundo o ex-chefe de Gabinete, outros funcionários da Casa Branca já estão cogitando apresentar renúncias.
Department of Transportation
Elaine Chao se tornou a primeira integrante do governo de Trump a renunciar após os atos dos apoiadores do presidente nesta quarta-feira