O governador do Texas, Greg Abbott, afirmou nesta sexta-feira (26/01) que o seu estado estaria preparado para “um conflito com as autoridades federais” dos Estados Unidos, caso o governo de Joe Biden resolva se interpor às medidas que ele vem anunciando nas últimas semanas para tentar frear a onda migratória, as quais consistem eu um aumento do aparato repressivo nas regiões de fronteira com o México.
As palavras de Abbott, que é membro do Partido Republicano, surgiram em uma entrevista para o canal de YouTube do jornalista Tucker Carlson, ex-âncora da Fox News e conhecido por seus posicionamentos de extrema-direita – não só nos Estados Unidos, já que chegou a visitar o Brasil e declarar seu apoio a Jair Bolsonaro, durante o governo do ex-presidente.
Entre as medidas anunciadas pelo governador estão o reforço em armamentos à Guarda Nacional do Texas, a autorização para que ela atue na região de fronteira prendendo imigrantes que cruzaram ilegalmente a fronteira, e o início da ampliação de muros e proteções de arame ao longo da fronteira entre seu estado e o território mexicano.
Ao ser perguntado sobre qual seria a sua postura no caso de a Casa Branca querer interferir em sua política, Abbott disse que “estamos preparados caso ocorra um evento improvável, para assegurar que tudo o que temos feito no último mês não seja afetado”.
Em seguida, o governador texano foi mais explícito ao falar em um possível “conflito com as autoridades federais”, e completou reiterando que “seguiremos tomando exatamente o as mesmas medidas para ampliar nossa política de rechaço às entradas ilegais”.
Flickr
Medidas do governador texano Greg Abbott são apoiadas por outros 26 estados norte-americanos
O Texas não está sozinho nessa iniciativa: outros 25 estados norte-americanos já declararam apoio às medidas já adotadas.
Na lista de estados que se mostraram a favor da política texana estão Alabama, Alasca, Arkansas, Carolina do Sul, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Flórida, Geórgia, Iowa, Idaho, Indiana, Luisiana, Mississipi, Missouri, Montana, Nebraska, Nevada, Nuevo Hampshire, Ohio, Oklahoma, Tennessee, Utah, Virgínia, Virgínia Ocidental e Wyoming.
O apoio mais eloquente veio de Oklahoma, estado cujo governador – Kevin Stitt, também do Partido Republicano – prometeu enviar efetivos da sua Guarda Nacional ao Texas para fortalecer as ações anunciadas por Abbott de perseguição a imigrantes.
Contudo, a rebeldia dos 26 estados não é apenas contra a Casa Branca mas também contra a Suprema Corte de Justiça, que decidiu na última segunda-feira (22/01) que a ampliação das barreiras de arame farpado na região de Eagle Pass eram ilegais, e determinou que elas fossem retiradas. As autoridades texanas disseram não concordar com a sentença e enviaram reforço da Guarda Nacional para impedir que as novas estruturas fossem removidas.