O ministro da Defesa da Colômbia, Luis Carlos Villegas, informou neste sábado (27/08) que a assinatura do acordo final de paz entre o governo do país e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) ocorrerá entre os dias 20 e 26 de setembro.
A informação foi transmitida a jornalistas em Bogotá após uma reunião entre comandantes do Exército colombiano e chefes de várias unidades.
“Assim que tivermos a data solene de assinatura esse será o 'dia D', que será entre 20 e 26 de setembro dependendo das agendas das personalidades que vão estar presentes nesse ato”, declarou Villegau, que não anunciou o local da cerimônia.
Agência Efe
Representantes do governo colombiano, das FARC, de Cuba e da Noruega em cerimônia na capital cubana para assinatura do acordo final
O acordo dará início a um período de 180 dias, no qual as FARC deverão abandonar o uso de armas, que serão entregues a uma comissão internacional liderada pela ONU.
Ele disse aos repórteres que “várias” personalidades de todo o mundo participarão do ato, cuja data deverá ser anunciada na próxima semana.
A assinatura final do acordo de paz entre o governo colombiano e as FARC pode dar fim a um conflito que dura mais de 50 anos no país sul-americano e que já causou a morte de mais de 220 mil pessoas.
O acordo para a conclusão das negociações de paz foi assinado na quarta-feira (24/08) em Havana (Cuba) pelos chefes negociadores do governo, Humberto de la Calle, e das FARC, Luciano Marín Arango, conhecido como “Ivan Márquez”.
Entretanto, a assinatura definitiva caberá ao presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e ao chefe máximo da guerrilha, Rodrigo Londoño Echeverry, conhecido como “Timochenko”.
NULL
NULL
Nesta sexta-feira (26/08), Santos, anunciou ter assinado o decreto que estabelece o cessar-fogo com as FARC, previsto para entrar em vigor na segunda-feira (29/08).
“Em meu retorno de Bucamaranga, assinei o decreto do cessar-fogo bilateral e definitivo, que começa nesta segunda-feira. O conflito chegou ao fim!”, escreveu o mandatário em sua conta no Twitter.
A mi regreso de Bucaramanga firmé decreto del cese al fuego bilateral y definitivo, que comienza este lunes. ¡Llegó el fin del conflicto!
— Juan Manuel Santos (@JuanManSantos) 27 de agosto de 2016
Já Timochenko deverá anunciar neste domingo (28/08) a adesão dos guerrilheiros ao cessar-fogo. Um porta-voz do grupo informou à Agência Efe que o anúncio ocorrerá no Hotel Nacional de Havana às 17h locais (18h de Brasília).
O texto do acordo será votado em um plebiscito, programado para 2 de outubro, em que a população do país decidirá se aceita ou não o pacto do governo com as FARC.
(*) Com Agência Efe