Para tentar contornar a enorme carência de doadores de órgãos que aflige o país, o Ministério da Saúde da Alemanha lançou nesta quinta-feira (23/02) um vídeo promocional que busca sensibilizar adolescentes do nível secundário com canções de rap e hip-hop.
O DVD foi elaborado pela BzGA (Central Federal de Educação de Saúde, na sigla em alemão) em conjunto com um dos maiores planos de saúde da Alemanha. As músicas contém um apelo emocional e reforçam o fato de que 12 mil pessoas aguardam pela doação de um órgão. O Ministério da Saúde alemão calcula que, a cada oito horas, morre alguém que, com um transplante, talvez pudesse sobreviver.
Na ocasião, Daniel Bahr, ministro da saúde, exibia orgulhoso seu cartão de doador de órgãos e fez questão de reforçar que já possuía o documento antes de assumir seu cargo. Questionado pela emissora alemã Deutsche Welle sobre o público-alvo do DVD, frisou que nunca é cedo demais para começar com o trabalho de esclarecimento e que alemães com 16 anos já podem revelar a intenção de doar seus órgãos. “Não queremos fazer pressão, mas queremos mostrar que a coisa vale a pena, e que é importante se ocupar da questão da doação de órgãos”, observa.
Assista ao vídeo da campanha:
O filme principal tem a duração de vinte minutos e é protagonizado por dois jovens músicos, a cantora Nele e o rapper Bo Flower. Em entrevista ao mesmo veículo, Elisabeth Pott, diretora da BzGA, disse acreditar que “os jovens desejam ser abordados de forma objetiva juntamente com um componente emocional”. Essa faceta mais sentimental surge, por exemplo, em versos como “eu te dou meu coração”.
No enredo, um sobrevivente conversa com estudantes, apresentando-se como alguém que vive com o coração de outra pessoa há três anos. Logo em seguida, os familiares de um falecido passam a expressar a alegria de terem liberado os órgãos do parente para doação. Mais além, o vídeo também instrui os estudantes que seus órgãos só são retirados se for constatada morte cerebral.
Os produtores do DVD fazem questão de ressaltar que a mensagem veiculada apresenta-se da forma mais neutra possível. Ainda assim, o material acaba tendendo para que os jovens espectadores sejam estimulados a providenciar o cartão de doador.
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