Sábado, 19 de julho de 2025
APOIE
Menu

O chanceler da Áustria, Werner Faymann, anunciou nesta segunda-feira (09/05) sua renúncia à chefia do Governo do país e à presidência de seu partido, o SPÖ (Partido Social-Democrata), após perder apoio na legenda.

Agência Efe

Werner Faymann sofria pressões para deixar o cargo desde o mau desempenho do SPÖ no primeiro turno das eleições presidenciais 

“Sou grato por sete anos e meio e desejo a meu sucessor muita sorte”, afirmou Faymann em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira, de acordo com o site austríaco oe24.at. “Estou renunciando porque não tenho mais apoio no partido”, disse.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Faymann sofria pressões para deixar o cargo desde o mau desempenho de seu partido no primeiro turno das eleições presidenciais realizadas em 24 de abril, vencidas por Norbert Hofer , do FPÖ (Partido da Liberdade), de extrema-direita, com 36,4% dos votos.

 

Werner Faymann sofria pressões para deixar posição desde o mau desempenho do SPÖ no primeiro turno das eleições presidenciais em 24 de abril

NULL

NULL

O candidato do SPÖ, Rudolf Hundstorfer, obteve apenas 11,2% dos votos e foi eliminado da disputa.
 
O segundo turno das eleições ocorrerá em 22 de maio entre Hofer e Alexander Van der Bellen, do Partido Verde.
 
O SPÖ governa a Áustria em coalizão com o partido conservador ÖVP (Partido Popular Austríaco) desde a Segunda Guerra Mundial.