As autoridades russas ainda não receberam o pedido formal de asilo do ex-técnico da CIA Edward Snowden, declarou neste sábado (13/07) o chefe do Serviço Federal de Migração (SFM) da Rússia, Konstantin Romodanovski. Ele acrescentou que, caso o pedido venha a ser efetuado, “este será examinado de acordo ao que a lei estabelece”.
Snowden, que desde o último dia 23 de junho se encontra na zona de trânsito do aeroporto moscovita de Sheremetyevo, anunciou ontem que solicitará asilo político à Rússia frente à impossibilidade de voar aos países latino-americanos que lhe ofereceram refúgio.
NULL
NULL
O ex-técnico da CIA, que revelou à imprensa uma trama de espionagem em massa das comunicações pelos serviços secretos dos Estados Unidos, fez o anúncio durante uma reunião com representantes de organizações de direitos humanos realizada no próprio aeroporto de Sheremetyevo.
Segundo os participantes da reunião, Snowden, procurado pela justiça dos EUA, se comprometeu a não prejudicar os interesses norte-americanos, condição imposta pela Rússia para lhe conceder o asilo político. “Para obter asilo político é preciso cumprir determinados procedimentos, e o primeiro passo é se dirigir ao Serviço Federal de Migração”, afirmou hoje o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, ao comentar o anúncio de Snowden.
Lavrov ressaltou que as autoridades russas não mantêm contato com Snowden e que soube da citada reunião do ex-técnico da CIA através da imprensa.