Pelo menos 21 pessoas morreram e mais de 15 mil foram evacuadas em vários estados do norte da Índia por causa das fortes chuvas no último final de semana. Com isso, chega a 30 o número de mortos durante a temporada da monção este ano.
A situação mais grave é a do estado de Madhya Pradesh, que tem cerca de 50% de seu território afetado pelas inundações. Segundo o diretor-geral da Polícia, M.S. Gupta, as águas atingiram imóveis, cultivos e estradas.
De acordo com ele, 17 pessoas morreram no estado desde sexta-feira (19/08).
Além disso, mais de seis mil pessoas foram evacuadas, das quais quatro mil em operações de resgate devido à sua situação “precária e de risco”.
Já são 15 mil o número de resgatados nesta temporada da monção, que começou em junho e se estenderá até setembro. Na Índia, as inundações são frequentes durante a época da monção. Entretanto, chuvas excessivas neste ano fizerem com que o rio Ganges e seus afluentes subissem acima do nível considerado perigoso em cerca de 20 distritos nos estados de Madhya Pradesh, Bihar e Uttar Pradesh.
NULL
NULL
No estado de Bihar houve três mortes no sábado (23/08), informou a Autoridade Nacional de Gestão de Desastres, que também confirmou um morto em Uttar Pradesh.
Um porta-voz da Força Nacional de Resposta de Desastres afirmou que somente em Bihar foram evacuadas 6.994 pessoas; 875, em Uttar Pradesh, e 1.499, em Assam.
No Rajastão, localizado no noroeste do país, ao menos 500 pessoas tiveram de deixar suas casas.
(*) Com Agência Efe