Quarta-feira, 9 de julho de 2025
APOIE
Menu

(atualizada às 19h48, às 19h56 e às 20h16)

O Equador e a Colômbia anunciaram o restabelecimento imediato das relações diplomáticas, depois de mais de dois anos e meio de rompimento. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26/11) de maneira conjunta pelo presidente colombiano Juan Manuel Santos e pelo presidente equatoriano, Rafael Correa, na cúpula da Unasul em Georgetown, capital da Guiana, segundo a imprensa dos dois países.

“O Equador foi coerente em fazer exigências à Colômbia, mas a abertura e a transparência de Santos são dignas de se destacar”, disse Correa, segundo a agência de notícias equatoriana ANDES. “Reconhecemos a abertura do presidente Santos, que tentou superar as questões sensíveis”.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se



Efe




Correa e Santos anunciam retomada de relações diplomáticas durante cúpula da Unasul

O presidente do Equador ressaltou ainda que os dois países começaram a caminhar na direção certa e muito rápido. Segundo ambos, a nomeação mútua de novos embaixadores nas respectivas capitais deve ser concluída antes do Natal.

“É o melhor presente que podemos dar aos nossos povos”, disse.

Santos e Correa estão em Georgetown acompanhados por seus respectivos chanceleres, Maria Ángela Holguín e Ricardo Patiño. A decisão foi anunciada pouco depois das 18h15 pela hora local (19h15 no Brasil), logo após uma uma reunião bilateral entre as duas comitivas, segundo os jornais colombianos El Espectador e El Colombiano.

Leia mais:

Equador deve restabelecer relações com a Colômbia até o início de 20

Correa volta a pedir que Colômbia entregue informações sobre bombardeio a acampamento das FARC no Equador

CIDH confirma processo do Equador contra a Colômbia

“Queremos, com Correa e com a chanceler Holguín, informar que tomamos a decisão de restabelecer plenamente nossas relações diplomáticas entre o Equador e a Colômbia, e para isso vamos nomear embaixadores que vão tomar posse certamente antes do Natal. O processo será quase imediato”, disse Santos, citado pela rádio colombiana Caracol. “Esperamos que, em menos de um mês, o Equador já tenha seu embaixador na Colômbia, que será bem-vindo, e vice-versa”.

Temas sensíveis

De acordo com a emissora, Rafael Correa destacou a “transparência” do governo Santos em temas “sensíveis”, como a informação contida nos computadores de Raúl Reyes. Eles foram apreendidos na operação militar colombiana que violou o território equatoriano, em março de 2008, e que motivou o rompimento entre os dois vizinhos.

“Acho que os temas sensíveis e os requerimentos apresentados por parte do Equador foram respondidos com prontidão e transparência, e muitíssima boa vontade por parte do presidente Santos. Embora ainda haja caminho a trabalharmos juntos, creio que começamos a andar na direção correta”, disse Correa.

Leia também:   

Colômbia faz 100 dias sem Uribe descobrindo um escândalo após outro   

Como, quando e por que a Irlanda se tornou uma potência econômica   

Crescente demanda por energia cria impasse entre governo chileno e ambientalistas   

Honduras: movimentos sociais reage a privatizações de rios e de energia   

Ainda segundo o presidente do Equador, os dois governos já estão trabalhando em colaboração mútua em outros temas, como o problema dos refugiados do conflito colombiano que estão no lado equatoriano da fronteira. Além disso, repetiu, com humor, a afirmação de Santos sobre a troca diplomática.

“Antes de 24 de dezembro teremos a alegria de receber o embaixador da Colômbia em Quito e eles terão de suportar o embaixador do Equador em Bogotá”, brincou, segundo o colombiano La República.

Milagre político

O restabelecimento das relações entre Colômbia e Equador foi um “milagre da política”, nas palavras de outro presidente presente na Guiana, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele comparou a medida de hoje com a normalização das relações entre a Colômbia e a Venezuela, que também parecia improvável pouco tempo atrás.

“Há cinco meses, ninguém podia imaginar a harmonia que há hoje entre o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e o da Colômbia, Juan Manuel Santos”, disse Lula, segundo o jornal El Tiempo, que pertence à família de Santos.

Lula fez o comentário depois que, na cerimônia da cúpula – realizada no auditório do Guayana International Conference Center -, Santos e Chávez se levantaram apertaram as mãos em frente ao presidente do Equador, Rafael Correa.

Leia também:  

Análise: O Estado de Israel é a origem do ódio  

Tabu no Brasil, aborto é menos restrito na maioria dos países 

Debate sobre liberdade de imprensa e regulação da mídia avança no mundo 

Ramadã à brasileira: como os muçulmanos de São Paulo passam o mês sagrado do Islã 


Siga o Opera Mundi no Twitter          

Conheça nossa página no Facebook 
 
  
 


Colômbia e Equador retomam relações diplomáticas

NULL

NULL

NULL