A Coreia do Norte realizou nesta quarta-feira (15/09) um novo teste de mísseis balísticos. Segundo o Estado Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul, Pyongyang disparou dois projéteis em direção ao Mar do Japão.
Este já é o segundo teste de mísseis balísticos da Coreia do Norte em 2021. Os lançamentos ocorreram dois dias depois do país ter realizado com êxito testes de um novo tipo de míssil de cruzeiro de longo alcance.
A Guarda Costeira do Japão confirmou que dois mísseis balísticos caíram na região, mas ainda fora de sua zona econômica exclusiva.
Horas depois dos novos disparos de Pyongyang, Seul respondeu com um teste de míssil balístico de lançamento submarino, tornando-se o oitavo país do mundo a possuir essa tecnologia, após EUA, Rússia, Reino Unido, França, Índia, China e a própria Coreia do Norte.
Segundo o governo sul-coreano, esse tipo de armamento “pode desenvolver um papel importante na defesa nacional e na instauração da paz na península no futuro”.
Flickr CC
Seul respondeu com lançamento de míssil de submarino
Os testes militares ocorrem em meio ao prolongado impasse nas negociações com os Estados Unidos para a desnuclearização da península coreana.
As conversas vêm ocorrendo desde fevereiro de 2019, quando o então presidente Donald Trump abandonou de forma abrupta uma cúpula bilateral com Kim Jong-Un em Hanói, no Vietnã.
O líder norte-coreano exige o fim das sanções internacionais para desmantelar seu principal complexo nuclear, mas os Estados Unidos querem que Pyongyang abra mão de todo o seu arsenal atômico.
*Com Ansa e Sputnik