No lugar do presidente Lula, que não pôde viajar ao Fórum Econômico Mundial devido a uma crise de hipertensão, o ministro das Relações Exteriores recebeu hoje (29) o prêmio de Estadista do Ano, concedido pela primeira vez. O chanceler brasileiro leu o discurso de Lula, no qual ele destacou a necessidade de mudança na estrutura econômica global para evitar novas crises e o papel protagonista do Brasil no contexto internacional.
“Vimos, com susto e medo, mas sem que a lição tenha sido corretamente aprendida, para onde a especulação financeira pode nos levar”, destacou Lula no texto. “Continuam muitos dos terríveis efeitos da crise financeira internacional, e não vemos nenhum sinal, mais concreto, de que esta crise tenha servido para que repensássemos a ordem econômica mundial, seus métodos, sua pobre ética e seus processos anacrônicos.”
Lula, conforme as palavras lidas por Amorim, pediu uma mudança profunda na ordem econômica, de forma a privilegiar a produção e não a especulação.
Brasil
O presidente avalia que o principal fator que ajudou o Brasil no combate à crise foi o modelo econômico de incentivo ao crédito e ao consumo e de redução de impostos, reforçado durante a turbulência.
No texto, ele diz que via a homenagem em Davos como “um prêmio para o Brasil”. Ele também se referia ao fato de o país estar na moda.”O modismo é coisa fugaz, passageira. E o Brasil quer e será ator permanente no cenário do novo mundo…O Brasil, porém, não quer ser um destaque novo em um mundo velho. A voz brasileira quer proclamar, em alto e bom som, que é possível construir um mundo novo”.
O prêmio Estadista Global, concedido pela primeira vez pelo Fórum Econômico Mundial, foi entregue pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan.
Melhoras
Assessores dos presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama; da Colômbia, Álvaro Uribe; e do Paraguai, Fernando Lugo, fizeram telefonemas hoje para saber do estado de saúde do presidente Lula, segundo informou a Presidência.
Lula sofreu uma crise de hipertensão na quinta-feira que o obrigou a cancelar sua viagem ao Fórum e a ficar em repouso até segunda-feira por ordem médica.
Obama, Uribe e Lugo desejaram a Lula, que descansa em seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP), uma rápida melhora.
NULL
NULL
NULL