Durante a apresentação do intervalo do SuperBowl, maior evento esportivo norte-americano e final do campeonato de futebol americano, no domingo (07/02), a cantora pop Beyoncé fez uma homenagem aos Panteras Negras com a apresentação da música “Formation”.
Agência Efe
Beyoncé e suas dançarinas em apresentação de “Formation”
Acompanhada de várias dançarinas que usavam boinas no mesmo estilo das usadas pelos Panteras, além de roupas de couro preto, Beyoncé cantava “gosto do cabelo da minha bebê igual o cabelo dos bebês afros; eu gosto do meu nariz negro com narinas do Jackson Five”, exaltando a cultura negra.
Em fotos nos bastidores, as dançarinas tiraram fotos com os punhos erguidos, em referência ao gesto realizado pelos atletas Tommie Smith e John Carlos nas Olimpíadas de 1968, no México.
Beyoncé's dancers slay in outfits that channel the Black Panther Party #SB50 https://t.co/wLEZu6Hjf9 pic.twitter.com/FF6NvySXUD
— HuffPost BlackVoices (@blackvoices) 8 fevereiro 2016
Em uma das fotos, seguravam um cartaz que dizia “Justiça para Mario Woods”. Woods foi um homem de 26 anos baleado por cinco policiais em San Francisco – mesma cidade onde foi realizado o SuperBowl – após ter se negado a abaixar a faca que carregava.
Beyonce's dancers paid tribute to #MarioWoods, black man killed by San Francisco police. #SB50 #BlackLives pic.twitter.com/m2Pl9i5qKL
— Jamilah King (@jamilahking) 8 fevereiro 2016
NULL
NULL
No próprio clipe da música “Formation”, lançado no sábado (06/02), a cantora faz referência à cidade de Nova Orleans, devastada pelo furacão Katrina, e aos protestos em massa que estão ocorrendo nos EUA contra os assassinatos de jovens negros pela polícia.
No vídeo, Beyoncé aparece em cima de um carro policial e são exibidas cenas de um menino negro dançando em frente à polícia. Um mural com o grafite “Parem de atirar em nós” também é mostrado.
O marido da cantora, o rapper Jay-Z, também se juntou à iniciativa e, na sexta-feira (05/02), doou US$ 1,5 milhão (quase R$ 6 milhões), dinheiro arrecadado em um show beneficente, para o movimento Black Lives Matter, que luta contra a violência que atinge os negros nos EUA.
A homenagem feita por “Formation”, de Beyoncé, marca os 50 anos desde a formação dos Panteras Negras. O grupo, fundado por Huey P. Newton e Bobby Seale, era de caráter nacionalista e revolucionário e, apesar de ter sido um dos movimentos pelos direitos civis mais influentes na década de 60, foi duramente perseguido pelo FBI.