O Congresso do estado norte-americano de Maryland aprovou nesta quinta-feira (23/01) um projeto de lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A decisão faz com que Maryland seja o oitavo estado da Federação dos EUA a permitir este tipo de união civil.
Para entrar em vigor, ainda é necessária a sanção do governador. Mas o democrata Martin O'Malley já prometeu assinar a lei, que foi aprovada pelo Senado local por 25 votos a favor e 22 contra e já havia obtido sinal verde da Câmara (os estados norte-americanos podem ser bicamerais).
O projeto exime as organizações religiosas de prestar serviços matrimoniais aos casais do mesmo sexo.
Essas uniões já são legais nos estados de Nova York, Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire e Vermont, assim como no Distrito de Columbia, que abriga Washington, a capital do país.
Já no estado de Washington (noroeste do país), a governadora Christine Gregoire, sancionou em 13 de fevereiro uma lei que permite o casamento homossexual no estado. Casais de mesmo sexo poderão casar-se a partir de 7 de junho.
Outros cinco estados (Delaware, Havaí, Illinois, Nova Jersey e Rhode Island) permitem uniões civis entre homossexuais.
Por outro lado, o governador de Nova Jersey, o republicano Chris Christie, cumpriu sua palavra e vetou na semana passada o projeto de lei para legalizar o casamento homossexual que fora aprovado pelo Congresso estadual. Entretanto, Christie reiterou sua intenção de convocar um referendo sobre o tema.
NULL
NULL
NULL