Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida em um acidente ocorrido nesta sexta-feira (31/10) com uma nave espacial SpaceShipTwo, da Virgin Galactic, durante um voo de teste em Mojave (Califórnia), informou a Patrulha de Estradas da Califórnia.
Agência Efe
Fotografia tirada em 2010 mostra aeronave em testes; ainda não se conhece a situação dos pilotos
A nave tinha capacidade para seis passageiros e dois pilotos, cada um equipado com paraquedas.
“Durante o teste, o veículo sofreu uma séria anomalia que se traduziu na perda da SpaceShipTwo”, disse a Virgin Galactic em mensagem no Twitter.
A empresa disse estar em estreita colaboração com as “autoridades relevantes” para determinar a causa do acidente.
A rede de televisão NBC informou que testemunhas contaram ter visto pelo menos um paraquedista perto da estação espacial em Mojave da qual o lançamento foi realizado.
O fotógrafo Ken Brown, que cobriu o lançamento, afirmou à NBC que viu uma explosão e presenciou os destroços da aeronave se espalharem em uma área desértica.
Antes da decolagem, o veículo espacial ficou hoje mais de três horas na pista à espera de uma equipe de solo determinar se as condições eram ideais para o voo.
NULL
NULL
Os engenheiros que supervisionavam as condições durante a manhã na base de Mogave deram sinal verde ao lançamento às 9h19 locais (14h19 de Brasília).
Voos como o de hoje são preparativos para viagens suborbitais aos limites do espaço. A Virgin Galactic esperava que a primeira viagem da nave a mais de 100 quilômetros de altitude fosse realizada no final deste ano se os voos de teste fossem satisfatórios.
O fundador da companhia, o multimilionário britânico Richard Branson, esperava participar do primeiro voo comercial no ano que vem.
Este foi o segundo acidente aeroespacial em uma semana nos Estados Unidos. Na última terça-feira (21/10), o foguete Antares, da empresa Orbital Sciences explodiu pouco depois da decolagem.