O grupo terrorista nigeriano Boko Haram divulgou neste sábado (09/03) um áudio em que diz ter se aliado ao EI (Estado Islâmico), que atua na Síria e no Iraque. A mensagem foi postada na conta do Boko Haram no Twitter.
“Anunciamos nossa lealdade ao califa [Abu Bakr al Baghdadi, chefe do EI]. Nós iremos ouvi-lo e obedecê-lo em tempos de dificuldade e prosperidade”, afirma, na gravação, o homem que identifica-se como Abubakar Shekau, líder do grupo fundamentalista nigeriano. O ataque mais notório do Boko Haram foi o sequestro de mais de 200 meninas em uma escola no nordeste da Nigéria, em abril de 2014.
Divulgação/Arquivo (jul.2014)
Atual líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, aparece em vídeo reivindicando a autoria de um ataque na Nigéria em julho de 2014
Há alguns dias, o grupo nigeriano havia divulgado outro vídeo em que jihadistas apareciam decapitando duas vítimas — mesmo método de execução adotado pelo Estado Islâmico em diversas ocasiões.
NULL
NULL
A especulação de aproximação entre os dois grupos já vinha há algumas semanas. No final de janeiro, o Boko Haram criou um setor de mídia, com contas em diversas redes sociais, que cuidaria das estratégias de divulgação do grupo terrorista.
Mais importante do que isto, foi o fato de que as primeiras peças audiovisuais do Boko Haram foram colocadas na internet por meio dos canais que divulgam conteúdo do Estado Islâmico, indicando uma relação mais próxima.