Quinta-feira, 10 de julho de 2025
APOIE
Menu

O grupo terrorista nigeriano Boko Haram divulgou neste sábado (09/03) um áudio em que diz ter se aliado ao EI (Estado Islâmico), que atua na Síria e no Iraque. A mensagem foi postada na conta do Boko Haram no Twitter.

“Anunciamos nossa lealdade ao califa [Abu Bakr al Baghdadi, chefe do EI]. Nós iremos ouvi-lo e obedecê-lo em tempos de dificuldade e prosperidade”, afirma, na gravação, o homem que identifica-se como Abubakar Shekau, líder do grupo fundamentalista nigeriano. O ataque mais notório do Boko Haram foi o sequestro de mais de 200 meninas em uma escola no nordeste da Nigéria, em abril de 2014.

Divulgação/Arquivo (jul.2014)

Atual líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, aparece em vídeo reivindicando a autoria de um ataque na Nigéria em julho de 2014

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Há alguns dias, o grupo nigeriano havia divulgado outro vídeo em que jihadistas apareciam decapitando duas vítimas — mesmo método de execução adotado pelo Estado Islâmico em diversas ocasiões.

Aproximação entre jihadistas já era especulada há algumas semanas, desde que vídeos nigerianos foram publicados por canais do EI na internet

NULL

NULL

A especulação de aproximação entre os dois grupos já vinha há algumas semanas. No final de janeiro, o Boko Haram criou um setor de mídia, com contas em diversas redes sociais, que cuidaria das estratégias de divulgação do grupo terrorista.

Mais importante do que isto, foi o fato de que as primeiras peças audiovisuais do Boko Haram foram colocadas na internet por meio dos canais que divulgam conteúdo do Estado Islâmico, indicando uma relação mais próxima.