O grupo separatista basco ETA (Euskadi Ta Askatasuna) entregou neste sábado (08/08) à polícia francesa as “coordenadas de oito lugares onde se encontra o arsenal” do grupo, integrado por 120 armas de fogo, três toneladas de explosivos e milhares de munições e detonadores.
Assim, o grupo cumpre o anunciado em meados de março de que não iria mais usar armas para defender-se como uma parte das negociações de paz.
“Haverá tempo para fazer um inventário. O importante agora é que o ETA está desarmado”, afirmou Michel Tubiana, membro do grupo, durante anúncio realizado neste sábado na cidade de Bayonne, na França, perto da fronteira com a Espanha.
Agência Efe
Manifestantes celebram desarmamento do ETA em Bayonne, na França, onde grupo separatista basco anunciou entrega de armas
NULL
NULL
O agora ex-grupo armado havia renunciado a usar táticas violentas desde 2011. Os conflitos do ETA para a separação do País Basco de Espanha e França duraram mais de 40 anos e causaram mais de 800 mortes.
O governo da Espanha afirmou hoje que o desarme do grupo “é a consequência de sua derrota definitiva perante à democracia espanhola”. Em nota, Madri disse ainda que “não mudará de posição”. “Os terroristas não podem esperar algum tratamento favorável e ainda menos uma impunidade para seus crimes”, disse o governo.
*Com ANSA e Efe