EFE (07/01/2010)
Habitantes de Saltillo, no estado mexicano de Coahuila, se protegem do frio
O México enfrenta um dos invernos mais rigorosos já registrados. Há 124 anos as temperaturas não eram tão baixas, afirmou o SMN (Serviço Metereológico Nacional). Nas zonas montanhosas de Coahuila, Durango e Chihuahua, no norte, a temperatura chega a -11°C e escolas e aeroportos foram fechados em oito estados. De acordo com o Ministério da Saúde, nove pessoas morreram pelo frio em todo o país.
O frio se manifesta de formas diferentes no país. Na região do Istmo de Tehuantepec, sudeste, ventos de até 140 quilômetros por hora derrubaram quatro caminhões de carga que circulavam pela região. Cada um pesava 20 toneladas, segundo o Instituto Estatal de Proteção Civil de Oaxaca.
Em cidades como Saltillo, Coahuila, o fornecimento de água potável foi suspendido em alguns estabelecimentos devido ao congelamento dos poços. O governo da cidade pediu aos habitantes que cubram os canos de água em suas casas.
As partes altas da Cidade do México (foto abaixo) estão cobertas de neve. Centenas de pessoas tentaram subir até as montanhas, mas a polícia fechou a entrada para evitar acidentes.
Inclusive localidades como Yucatán e Tabasco estão sentindo as baixas temperaturas. Nesses estados (onde no verão a temperatura supera os 42°C), as autoridades locais distribuíram milhares de casacos e cobertores entre a população para evitar problemas de saúde.
NULL
NULL
NULL