Milhares de brasileiros no exterior se juntaram neste sábado (19/06) à jornada de protestos contra o presidente Jair Bolsonaro e realizaram atos em diversas cidades pelo mundo.
Reivindicando mais vacinas contra o novo coronavírus e pedindo o impeachment do mandatário brasileiro, os atos buscam denunciar a má gestão no combate à pandemia da covid-19 no Brasil, que já matou mais de 500 mil pessoas no país.
Os protestos ocorrem em mais de 40 cidades de nações como Alemanha, Argentina, Canadá, EUA, Finlândia, França, Itália e Portugal. Em Madri, na Espanha, os manifestantes carregaram faixas contra o presidente brasileiro e realizaram um ato em homenagem às vítimas da covid-19 e uma crítica ao governo Bolsonaro. Em Barcelona também foi registrado manifestações que pediam a saída do mandatário.
Na capital da Bélgica, em Bruxelas, segundo a Frente Internacional Brasileira (FIBRA), algumas pessoas se reuniram no centro da cidade carregando faixas e entoaram palavras de ordem denunciando a má gestão da pandemia no Brasil.
Grande maracatu no #19JForaBolsonaro em Bruxelas na Belgica #fibrainternacional pic.twitter.com/xdgw6aMSxP
— Frente Internacional Brasileira – FIBRA (@FIBRA2018) June 19, 2021
Manifestantes também foram às ruas da Alemanha para protestar contra o presidente de extrema direita. Houve encontros em Frankfurt, Munique, Leipzig e na capital Berlim. Os participantes dos atos entoaram palavras de ordem e carregaram faixas em homenagem às vítimas da covid-19 no Brasil.
Ines Quintanilha/ Fotos Públicas
Atos buscam denunciar a má gestão no combate à pandemia da covid-19 no Brasil
Na cidade de Coimbra, em Portugal, uma mobilização ocorreu pedindo a saída de Bolsonaro, com cartazes com a pergunta: “quantas mortes faltam para o impeachment do Bolsonazi?”.
Mobilizações também ocorreram nos países vizinhos latino-americanos. Em Buenos Aires, capital da Argentina, manifestantes se encontram no centro da cidade carregando cartazes em solidariedade aos brasileiros. Em Rosário, ainda na Argentina, manifestantes entoaram a palavra de ordem que a “luta do Brasil é a luta dos argentinos”.
Em Rosário (Argentina) pelo Fora Bolsonaro! –#19JForaBolsonaro @forabolsonarona @povonaruabr @MidiaNlNJA @J_LIVRES pic.twitter.com/jAuFpiC2IO
— Frente Internacional Brasileira – FIBRA (@FIBRA2018) June 19, 2021
Em Amsterdam, dezenas de pessoas realizaram um protesto no centro da cidade. “Bolsonaro Genocida”, “Fora Bolsonaro” e “vacinas salvam” foram algumas das palavras de ordem escritas nas faixas e cartazes dos manifestantes.
Em Amsterdam pelo Fora Bolsonaro! –#19JForaBolsonaro @forabolsonarona @povonaruabr @MidiaNlNJA @J_LIVRES pic.twitter.com/yHvEYErkMN
— Frente Internacional Brasileira – FIBRA (@FIBRA2018) June 19, 2021
Na capital dos Estados Unidos, Washington, manifestantes marcaram de se encontrar em frente ao Consulado do Brasil na cidade às 12h (13h no horário de Brasília). Outras regiões norte-americanas, como Austin, Boston, Chicago, Flórida e Los Angeles também registraram mobilizações contra o governo Bolsonaro.