O Ministério da Defesa brasileiro anunciou hoje (13) que militares brasileiros estão desaparecidos por causa do terremoto que atingiu o Haiti, ontem. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou apoio à ajuda humanitária no país.
Em nota divulgada à imprensa, o Ministério informou que soldados brasileiros que participam da missão de paz da ONU no país (Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti, ou Minustah, na sigla em francês) atravessaram a madrugada trabalho de resgate de “companheiros soterrados em desabamentos de edificações”. O Brasil chefia a Minustah, que conta com cerca de 7 mil integrantes. Segundo o Ministério da Defesa, 1.266 militares brasileiros servem na força.
“Uma dessas instalações, denominada 'Ponto Forte 22', um sobrado de três andares, desabou completamente”, diz o comunicado. O Ministério informou ainda que soldados brasileiros também estão “prestando auxílio” à população local e às autoridades haitianas.
Lula
Lula expressou preocupação com a situação do povo haitiano e dos brasileiros que vivem no país. O presidente deu instruções para que sejam avaliadas as necessidades para que o Brasil possa apoiar o esforço de ajuda humanitária ao Haiti.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, pediu aos militares brasileiros presentes no Haiti que façam todo o possível para diminuir o sofrimento da população haitiana. No passado, militares brasileiros no país ajudaram no socorro às vítimas dos furacões que atingiram o Haiti em 2004 e 2008.
Doações
No Brasil, é possível depositar qualquer quantia em conta bancária
aberta pela ONG carioca Viva Rio, que desempenha projetos sociais no
Haiti:Banco do Brasil/ Agência 1769-8/ Conta: 5113-6
Organizações internacionais recebem doações pela internet. No site da Oxfam America, é possível doar quantias de 35 a 5 mil dólares. No Yele Haiti Fund,
você colabora apenas uma vez ou pode criar um plano de pagamento. As
quantias vão de 25 a 300. Para a Cruz Vermelha, basta ir ao site da entidade, como também no endereço das Nações Unidas
NULL
NULL
NULL