O Departamento Geral de Trânsito da Arábia Saudita confirmou nesta terça-feira (08/05) que as mulheres poderão dirigir no país a partir do dia 24 de junho.
“Todos os requisitos foram estabelecidos para que as mulheres, possam começar a dirigir no Reino”, disse Mohammed Al-Basami, diretor da agência, vinculada ao ministério do Interior.
Segundo Al-Basami, o decreto real entrará em vigor no dia 24 de junho. Desde o ano passado, várias autoescolas já treinavam mulheres acima de 18 anos na direção – e elas agora poderão passar por testes para obter a carteira de motorista.
NULL
NULL
Na Arábia Saudita, a restrição de liberdade das mulheres é grande. Elas só podem viajar para fora do país se estiverem acompanhadas ou tiverem permissão de um homem da família, por exemplo.
Além disso, maioria dos edifícios possui entradas diferentes para homens e mulheres e, em restaurantes, só é permitido que elas se sentem em espaços reservados às famílias. Os poucos lugares que elas podem compartilhar com homens são hospitais, bancos e faculdades de medicina.
(*) Com Ansa