Assim que chegou à Bolívia, o papa Francisco recebeu das mãos do presidente boliviano, Evo Morales, uma “chuspa”, bolsa artesanal andina usada para transportar folhas de coca, cujas propriedades ajudam a combater o mal da altitude. Como fora anunciado, o sumo pontífice tomou chá de coca durante o voo do Equador para La Paz.
Agência Efe
Francisco saudou as milhares de pessoas que participaram da missa em Santa Cruz
Por questões relacionadas à saúde de Bergoglio, que perdeu parte de um pulmão por causa de uma infecção quando era jovem, ele ficou somente quatro horas em La Paz, que está a 3.650 metros acima do nível do mar. Já em El Alto, onde fica o aeroporto internacional, a altitude chega a quatro mil metros, sendo o mais alto do mundo.
Leia mais sobre a visita do papa a América Latina:
Evo Morales presenteia papa com crucifixo em forma de foice e martelo
Em Quito, papa compara 'revolução' defendida pela Igreja com processos de independência
Papa Francisco pede para mascar coca durante viagem que fará à Bolívia
As propriedades tanto da folha, quanto do chá de coca, ajudam a evitar o “soroche”, ou mal da altitude. Na Bolívia, o “acullico”, ou ato de mascar folhas secas de coca, é uma prática milenar indígena e é considerado um patrimônio cultural do país. Até hoje, os povos ancestrais, mineiros, setores populares bolivianos mascam coca para evitar o cansaço, a fome e os efeitos da altura.
Agência Efe
No pescoço, papa carrega chuspa, feita com lã de alpaca, uma das mais nobres do mundo
Consumismo e descarte
Após a curta parada em La Paz, Francisco partiu para Santa Cruz, onde chegou na noite desta quarta-feira (08/07).
Veja galeria de fotos do II Encontro Mundial dos Movimentos Sociais de Santa Cruz:
Hoje, o papa celebrou na cidade boliviana uma missa para mais de dois milhões de pessoas.
Durante a homilia, ressaltou que “a lógica do consumismo busca transformar tudo em objeto de troca, em objetos de consumo, tudo negociável. Uma lógica que pretende deixar espaço para poucos, descartando todos aqueles que não produzem, que não se considera aptos ou dignos porque, aparentemente, não geram resultados”.
Agência Efe
Imagem da Praça do Redentor, em Santa Cruz
O papa reiterou que a riqueza de uma sociedade se mede através dos idosos que transmitem sabedoria e memória de seu povo aos mais jovens e não deixou de falar do papel das mães na sociedade.
Durante o encontro com os Sacerdotes, Religiosos, Religiosas e Seminaristas na escola Dom Bosco, voltou a pedir que os fiéis orem por ele. Ainda hoje, ele participará do segundo Encontro Mundial dos Movimentos Populares.