O primeiro-ministro grego Giorgos Papandreou, do Pasok (Partido Socialista Pan-helênico) e o líder do oposicionista ND (Nova Democracia), Antonis Samaras, chegaram neste domingo (06/11) a um acordo para formar um governo de coalizão. Essa acordo afastará Papandreou do cargo de premiê. Ainda não foi escolhido seu sucessor.
A decisão foi acertada após uma reunião entre os dois e o presidente do país, Karolos Papoulias. Segundo comunicado divulgado pela presidência, “foi estabelecido um acordo para formar um governo que leve a eleições imediatas”.
Efe
Papandreou (esquerda), acerta sua renúncia do cargo de premiê após reunião com presidente Karolos Papouilas (centro) e líder opositor Antonis Samaras
Com isso, ficou garantido a aplicação do plano de resgate formalizado com a União Europeia e o FMI no dia 26 de outubro. Ele virá em troca de uma série de medidas de austeridade muito duras para a população.
Nesta segunda, os dois líderes falarão sobre as determinações e obrigações do acordo feito em Bruxelas. Os contatos entre Papandreou e Samaras continuarão para que um novo primeiro-ministro seja escolhido.
O primeiro-ministro também convocará todos os líderes políticos do país para debater a situação da Grécia, afirma a nota.
NULL
NULL
NULL