Uma pesquisa do jornal britânico The Times, divulgada nesta terça-feira (19/01), mostrou disparidades de preço em centenas de produtos que possuem uma versão “para homens” e outra “para mulheres”, no Reino Unido. Os produtos femininos custavam em média 37% a mais.
Lâminas de barbear, canetas e roupas são alguns dos itens que ficam mais caros só por serem da cor rosa. A diferença de preço se dá desde produtos para crianças até para idosos.
Maria Miller, presidente do Comitê de Igualdades e Mulheres do Parlamento britânico, afirmou ao The Independent que o resultado é “inaceitável”.
Worak/FlickCC
Lâminas de barbear estão entre itens idênticos para homens e mulheres, porém mais caros na versão rosa
“Varejistas devem explicar por que fazem isso. Em um momento em que devíamos estar indo em direção a uma sociedade sem diferenciação por gênero, varejistas estão dessincronizados com a opinião pública”, disse Miller.
“Produtos voltados para gêneros são apenas uma maneira de nos tirar mais dinheiro, ao que parece”, escreveu Belinda Phipps, presidente da organização feminista Fawcett Society, em sua conta do Twitter.
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Uma pesquisa divulgada no mês passado pelo Departamento do Consumidor de Nova York, nos EUA, mostrou que a situação também acontece na cidade. O estudo analisou 800 itens e constatou que em 42% dos casos, os produtos femininos eram mais caros que o masculinos, com uma diferença de preço de 7%.
“Ao longo da vida de uma mulher, o impacto financeiro das disparidades de preço entre produtos baseados no gênero é significante. Ainda que existam justificativas legítimas por trás de algumas das discrepâncias apontadas por este estudo, os preços mais caros são praticamente inevitáveis para mulheres”, conclui a pesquisa.
No estado de Nova York é proíbido que lojas cobrem preços diferentes de homens e mulheres por produtos idênticos, como é o caso de alguns dos itens avaliados.
No Brasil, a distinção de preços existe tanto em produtos quanto em estabelecimentos e ela é autorizada pelo Procon, orgão de defesa do consumidor. Se houver diferenciação de cor do produto, ainda que seja o mesmo, é permitido cobrar preços diferentes.