O ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, anunciou nesta terça-fera (16/07) o envio aos opositores sírios de 5 mil máscaras de gás, para que possam se proteger do ataque com armas químicas. Em comunicado enviado a Câmara dos Comuns, o titular da pasta explicou que as máscaras oferecem proteção contra o gás sarin durante 20 minutos.
Além disso, o Reino Unido fornecerá medicamentos utilizados no tratamento prévio diante de um ataque com gás, que permitirá que as vítimas tenham o tempo necessário para chegar até um hospital e receber atropina, necessária contra esta substância.
NULL
NULL
Em sua declaração, o ministro afirmou que a ajuda será oferecida ao Conselho Militar Supremo e a Coalizão Nacional Síria, e está avaliada em 656,8 mil libras (R$ 2,23 milhões). Segundo Hague, esta é uma ajuda de urgência, já que “existem provas que o presidente sírio, Bashar al Assad, utiliza armas químicas no conflito civil no país”.
“Temos que estar preparados para salvar vidas. Há evidências de ataques que são perpetrados com armas químicas na Síria, inclusive sarin. Achamos que o uso de armas químicas é ordenado pelo regime de Assad”, disse o ministro.
O governo britânico ainda não decidiu se fornecerá armas para os opositores.