O Rio de Janeiro vai sediar o próximo encontro do G20, evento que reúne as maiores economias do mundo. A cúpula de chefes de Estado será realizada no Brasil, em novembro de 2024.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), agradeceu o presidente Lula (PT) pelas redes sociais: “Estamos de volta! Valeu Lula! Rio!!!!!!”.
Atualmente, a Índia lidera a presidência rotativa da cúpula, mas a partir de 1º de dezembro deste ano o Brasil passa a liderar os encontros. Serão cerca de 20 reuniões com autoridades dos países que participam do G20.
A cúpula reúne as 20 maiores economias do mundo e conta com a presença de outros dez países convidados, além da Espanha, que sempre é chamada para participar. O G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional e nos últimos encontros tem tratado sobre a guerra na Ucrânia, negociações climáticas internacionais e estragos socioambientais.
Twitter/G20 India
Índia lidera a presidência rotativa da cúpula, mas a partir de 1º de dezembro Brasil passa a liderar encontros
Segundo a própria organização, o G20 representa 80% de todo o Produto Interno Bruto do planeta, 75% do comércio mundial e 60% da população.
Será a primeira vez que o Brasil vai receber o evento. Segundo as informações da jornalista Bela Megale, do O Globo, o Ministério das Relações Exteriores vai aproveitar a vitrine do G20 e realizará agendas por todo o país para divulgar os destinos turísticos.
Atualmente, esses são os membros do G20: União Europeia, Estados Unidos, China, Brasil, Canadá, França, Argentina, México, Indonésia, África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Japão, Alemanha, Itália, Índia, Rússia, Arábia Saudita, Reino Unido e Turquia.