Atualizada às 17h01
Manifestantes de diversos países, incluindo o Brasil, foram às ruas neste domingo (28/06) contra o presidente Jair Bolsonaro. Entre os objetivos, estão protestar contra a falta de ação do governo em relação à covid-19, que já matou mais de 57 mil pessoas no país, as ameaças antidemocráticas feitas pelo mandatário e, em consequência, a saída dele do cargo.
O ato internacional Stop Bolsonaro é promovido por diversas entidades do Brasil e de outros países. Houve manifestações em cidades como Atlanta (EUA), Berlim, San Juan (República Dominicana), Madri, Copenhague, Londres e outras.
Segundo os organizadores, o ato terá manifestações em mais de 50 cidades de 24 países, contando com protestos de diferentes formas como concentrações de rua e até eventos virtuais, devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus em algumas regiões.
O evento estava previsto para fevereiro deste ano, mas teve que ser adiado por conta da expansão da covid-19 a nível mundial.
Já no Brasil, a praça dos Três Poderes, em Brasília, amanheceu repleta de cruzes, para marcar a memória de brasileiros que perderam a vida devido à escolha do governo de deixar a população à mercê do novo coronavírus. Em São Paulo, manifestantes se concentraram na avenida Paulista na tarde deste domingo.
Stop Bolsonaro/Twitter
Ato em Londres pediu saída do presidente Jair Bolsonaro
A Opera Mundi, Erica Caminha, que organizou um dos atos na Alemanha, disse na última segunda-feira (22/06) “a pandemia foi a gota d’água que faltava pra fazer transbordar o imenso sentimento de dor e revolta contra esse genocida e seus ministros irresponsáveis, que se elegeram às custas de fake news e discurso de ódio”.
“O genocídio indígena e negro, o desprezo pelo saber e pela arte, o fortalecimento das milícias, a devastação da natureza, o aumento da fome, a perseguição e muitas vezes assassinatos de líderes populares e, agora, o completo despreparo e desprezo pela vida e saúde dos brasileiros no que diz respeito à covid-19, são apenas alguns dos motivos que tornam fundamental esse ato do dia 28”, diz.
Veja imagens dos atos pelo mundo:
Melhor já ir saindo!!!!
Atlanta no #StopBolsonaroMundial pic.twitter.com/5nAiqg0Dvy
— STOP BOLSONARO (@StopBolsonaro) June 28, 2020
Na Alemanha. Via Sueli / Alba Camarada. #stopBolsonaroMundial pic.twitter.com/d9ElBNamKv
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) June 28, 2020
Stop Bolsonaro Mundial
Ato em Viena pic.twitter.com/y2xp9PVwAk— Vanessa Noronha Tölle (@vanessatoelle) June 28, 2020
Ato na República Dominicana. Linda a intervenção na bandeira!!!! #StopBolsonaroMundial pic.twitter.com/bpapA6P9sg
— STOP BOLSONARO (@StopBolsonaro) June 28, 2020
Aqui no Porto, já aconteceu!! Ato #Stopbolsonaro
Hoje durante todo o dia acompanhem e partilhem as notícias dos atos nos quatro cantos do planeta. A História somos nós!!!?????@StopBolsonaro @dilmabr @vanessatoelle @BrunooLuccaa @zehdeabreu @amulherqueanda @Maritelivre @jfucs pic.twitter.com/gUIAiz6OBl— Claudia Gibril (@GibrilClaudia) June 28, 2020
Coimbra Portugal ?????✋ STOP Bolsonaro Mundial ✊?✊?✊?⭐️✨ pic.twitter.com/Zv38lce0Xg
— Bruno Fernandes ?? @stopBolsonaro (@BrunooLuccaa) June 28, 2020
Munique Alemanha ???? STOP Bolsonaro Mundial ✋?✊?✊?✊?⭐️ pic.twitter.com/vUkPO7Y7b8
— Bruno Fernandes ?? @stopBolsonaro (@BrunooLuccaa) June 28, 2020
Agora em Brasília #StopBolsonaro #StopBolsonaroMundial vamos compartilhar !! pic.twitter.com/ddEvG6oDIO
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) June 28, 2020
Siga as manifestações pelo perfil @StopBolsonaro:
(*) Com Rede Brasil Atual